Partilhar

Mandado de Libertação

Colecção Traditore

Ghérasim Luca

Em Stock



Desconto: 10%
12,60 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Dois anos após a sua chegada a Paris, Ghérasim Luca escreve vinte e três cartas a um desconhecido.
É a partir dessa correspondência cifrada, da qual preservou as transcrições manuscritas, que Luca compõe dez anos mais tarde: Mandado de Libertação [Levée d’Écrou].
O livro acabaria por ser publicado postumamente em 2003, graças a Micheline Catti (companheira do autor) e a Nadèjda e Thierry Garrel, que apresentaram o “objecto poético” às Éditions Corti.
A presente edição, com tradução de Helder Moura Pereira, inclui a reprodução dos manuscritos autógrafos (texto original em francês).

Ler mais

Autor

Ghérasim Luca

Ghérasim Luca nasceu em Bucareste (1913).

Viveu como apátrida em Paris a partir de 1952. 
Foi artista, performer e poeta, próximo do movimento surrealista que depois abandona. Criou desenhos e colagens, poemas e outros textos, performances vocais e objectos híbridos (como os seus ‘cubomanies’, técnica por si inventada). 

Nos seus livros-objecto participaram artistas como Jacques Hérold, Max Ernst e Piotr Kowalski. Colaborou com inúmeros escritores ou artistas, de quem foi amigo, entre eles Paul Celan, Gisèle Celan-Lestrange e Victor Brauner.

A partir dos anos 70, autores como Gilles Deleuze e Félix Guattari sublinham o sentido radical do trabalho poético de Luca ao explorar a linguagem até aos seus limites e compor “na sua língua uma língua estrangeira” (Deleuze, ‘Bégaya-t-il’, 1993).

Cometeu suicídio em 1994, atirando-se ao rio Sena.

Ler mais