Amadú Dafé

AMADÚ DAFÉ, nasceu em Ingoré, Guiné-Bissau e reside em Portugal há mais de dez anos. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e formado em Contabilidade pela Escola Nacional de Administração. Membro da Associação dos Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI) e do Centro PEN da Guiné-Bissau, encontra-se atualmente a trabalhar como Técnico Superior na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) – Entidade Responsável pela Gestão do Serviço Nacional de Saúde em Portugal.

Em 2021, editou/organizou a redição das obras de Florbela Espanca, intitulada "Florbela Espanca – Alma Sonhadora irmã gémea de Fernando Pessoa”, pela Manufactura Editora (vencedora do Prémio Livro do Ano da Bertrand 2021, na categoria de reedições).

É autor de Ussu de Bissau, 2019, Manufactura Editora (finalista do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz e BCP 2021), Jasmim, 2020, Manufactura Editora (traduzida para o alemão), Magarias, 2017, Esfera do Caos–Editores, e Coautor de fora de jogo, 2019, KuSiMon Editora (coletânea de contos, em edição comemorativa dos 25 anos da Editora).

Foi vencedor (2x) do Prémio Literário José Carlos Schwarz (2017 e 2015) e do Prémio Literário Internacional Conto Infantil – Matilde Rosa Araújo (2012).



  • Filtrar por: