Partilhar

Música e Arquitectura no Barroco - A Igreja dos Clérigos como um Instrumento Musical

João Pedro Xavier

Em Stock



Desconto: 10%
12,59 € 13,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O livro «Música e Arquitectura no Barroco. A Igreja dos Clérigos como um instrumento musical», publicado pela editora Circo de Ideias, com autoria de João Pedro Xavier e prefácio de Cristina Fernandes, é construído a partir de uma reflexão sobre a relação entre a arquitectura e a música considerando a performance de espaços e de músicas como um sistema interdependente, contribuindo para alimentar a ideia de que é precisamente o espaço o elemento capital e mediador desta relação, sendo através dele que se estabelece o elo mais forte entre as duas artes e sobrevêm influências mútuas.

O livro faz parte da colecção «Lições de Arquitectura», um projecto editorial que pretende reunir um conjunto de aulas que retratam o pensamento contemporâneo sobre a teoria e a prática da arquitectura.

O projecto editorial contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e da Irmandade dos Clérigos.

Ler mais

Autor

João Pedro Xavier

João Pedro Xavier é arquitecto e professor catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), na qual se licenciou em 1985, doutorou em Arquitectura em 2005 e obteve o título de agregado em 2017.

Trabalhou no gabinete de Álvaro Siza de 1986 a 1999. Paralelamente, estabeleceu-se como arquitecto por conta própria.

João Pedro Xavier é membro dos grupos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP – Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH) – e - Digital Fabrication Laboratory (DFL) - dedicando especial atenção à relação entre a arquitectura e a matemática, sendo a perspectiva o seu principal tema de investigação. É autor dos livros “Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva” (FAUP Publicações, 1997) e “Sobre as origens da perspectiva em Portugal” (FAUP Publicações, 2006). Publicou diversos trabalhos e artigos sobre o tema, proferiu conferências e lições e realizou acções de formação de professores.

É editor correspondente do “Nexus Network Journal” e membro do Conselho da "European Association for Architectural Education" (EAAE).

Ler mais