Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
Edurdo Lopes
Sujeito a confirmação por parte da editora
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Sinopse
Considerando a música como algo inerente ao ser humano, ao longo da história tudo o que a rodeia (no seu mais lato sentido de teorias e práticas) tem acompanhado e refletido a nossa própria existência. Filosofias e conceitos, avanços e recuos civilizacionais, estéticas de época, etc., refletem- se na música, e ela mesma os projeta para outras dimensões. Relembrando o período clássico-romântico da história da música ocidental, observamos que muito do conhecimento musical era unidirecional, derivado da esfera do compositor ou do intérprete. Este conhecimento estava alinhado com a compreensão científica e os princípios artísticos da época, muito baseados em práticas funcionais (e subsequentes teorias) e observação direta. De volta aos dias de hoje, se explanarmos de forma sintética uma simples sequência de alguns componentes do processo musical – identificando os possíveis percursos e narrativas de conhecimento –, facilmente observamos as pluridirecionalidades que advêm do reconhecimento da importância do contexto e a relatividade de uma só conspeção.