Partilhar

Le Petit Livre du Grand Tremblement de Terre

Rui Tavares

Em Stock



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O PEQUENO GRANDE LONG-SELLER DA TINTA-DA-CHINA AGORA NUMA NOVA VERSÃO: EM FRANCÊS.

O Pequeno Livro do Grande Terramoto, inicialmente publicado nos 250 anos da catástrofe, propõe uma abordagem inovadora da história. Talvez por isso, e sem dúvida por ter conseguido cativar um surpreendente número de leitores, foi considerado Melhor Ensaio 2005 (Público / RTPN). 

Por entre factos e acontecimentos, hipóteses e teorias, cenários reais e imaginados, a escrita viva e cinematográfica de Rui Tavares acompanha-nos numa travessia a que é difícil resistir. Qual a relação entre o terramoto de 1755, o 11 de Setembro de 2001, o tsunami de 2004 e os incêndios de Roma em 64 d.C.? Como seria Lisboa caso o terramoto não tivesse acontecido? Quais as repercussões culturais na Europa setecentista? De que modo as grandes calamidades mudam a nossa percepção do mundo? As respostas surgem — inesperadas, alternativas e fundamentadamente arrojadas.

Sinopse curta

Publicado inicialmente nos 250 anos da catástrofe, este pequeno livro que propõe uma abordagem inovadora da história do terramoto de Lisboa já se tornou um long-seller e tem agora uma primeira edição em francês. Tradução para o francês de Joana Cabral.


Ler mais

Autor

Rui Tavares

Rui Tavares (Lisboa, 1972) é licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Autor de vários livros, entre os quais o Pequeno Livro do Grande Terramoto —prémio RTP/Público de melhor ensaio de 2005 e com dezenas de reimpressões até hoje — e O Censor Iluminado — premiado pela Academia da História Portuguesa como melhor livro de história de Portugal em 2019. Actualmente professor associado convidado na Universidade Nova de Lisboa, foi investigador visitante na Universidade de Nova Iorque (2016) e no Instituto Universitário Europeu de Florença (2018), bem como professor visitante na Brown University (2018) e na Universidade de Massachusetts (2020). É o autor do programa televisivo de divulgação histórica Memória Fotográfica (RTP, 2018) e do podcast de história Agora, agora e mais agora (Público, 2020).


Ler mais