Partilhar

Desconto: 10%
10,00 € 11,11 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A JUSTIÇA é um bem essencial para a segurança, a liberdade e a felicidade dos cidadãos. Mais do que condição de desenvolvimento económico e social, é um pressuposto da própria democracia. Afinal, sem um poder judicial independente e eficaz, não se podem evitar os abusos do poder público nem garantir os direitos fundamentais e a Constituição. Esta compilação procura reunir uma diversidade de pensamentos que traduza a evolução ao longo dos tempos do sentido de justiça e dos valores que norteiam a conduta humana. Seja como auxiliar do estudo da história das instituições judiciais, seja como contributo para uma reflexão sobre a Justiça, esperamos que a presente recolha se revista de alguma utilidade para o leitor.

Prefácio

A Justiça é um bem essencial para a segurança, a liberdade e a felicidade dos cidadãos.
Mais do que condição de desenvolvimento económico e social, é um pressuposto da própria democracia. Afinal, sem um poder judicial independente e eficaz, não se podem evitar os abusos do poder público nem garantir os direitos fundamentais e a Constituição.
Esta compilação procura reunir uma diversidade de pensamentos que traduza a evolução ao longo dos tempos do sentido de justiça e da prática judiciária. Tendo presente que "se houvesse apenas uma verdade, não seria possível pintarem-se cem quadros sobre o mesmo lema".
Enquanto que alguns comentários são plenos de actualidade, outros reflectem um determinado contexto histórico. Nesse sentido procuramos, sempre que possível, identificar o seu autor, juntando alguma informação biográfica.
Seja como auxiliar do estudo da história das instituições judiciais, seja como contributo para uma reflexão sobre a Justiça, esperamos que a presente recolha se revista de alguma utilidade para o leitor.

Helena Resende da Silva
Outubro de 2006

Ler mais

Autor

Helena Resende da Silva

Ler mais