Partilhar

Desconto: 10%
10,00 € 11,11 €

Detalhes do Produto

Sinopse

PROVÉRBIOS são sentenças compostas por poucas palavras, que expressam princípios admitidos universalmente como justos e conformesà razão. Encontrando-se as raízes de muitas legislações modernas, incluindo a nossa, no direito romano, torna-se essencial para o jurista o conhecimento dos seus princípios jurídicos básicos. Na prática forense deparámo-nos, frequentemente, com citações várias em latim. É indubitável que um maior conhecimento dos princípios jurídicos latinos facilita a aplicação do direito positivo, já que transmitem verdades universais e, portanto, soluções sensatas para uma dada questão ou controvérsia jurídica. Daí o interesse de que se revestem as máximas compiladas, proferidas em grande parte por notáveis jurisconsultos romanos. Pelo interesse histórico ilustrativo da evolução do Direito, ou pela eventual utilidade da sua citação, esperamos que a presente compilação se revista de alguma utilidade para o leitor.

Prefácio

Provérbios são sentenças compostas por poucas palavras, que expressam princípios admitidos universalmente como justos e conformes à razão. São a essência do saber de um povo ou de uma cultura.
Encontrando-se as raízes de muitas legislações modernas, incluindo a nossa, no direito romano, torna-se essencial para o jurista o conhecimento dos seus princípios jurídicos básicos.
Na prática forense deparámo-nos, frequentemente, com citações várias em latim.
É indubitável que um maior conhecimento dos princípios jurídicos latinos facilita a aplicação do direito positivo, já que transmitem verdades universais e, portanto, soluções sensatas para uma dada questão ou controvérsia jurídica.
Daí o interesse de que se revestem as máximas compiladas, proferidas em grande parte por notáveis jurisconsultos romanos.
Contudo, como nota Rubens Limongi França, não devemos esquecer que os aforismos jurídicos, não abrangem a totalidade dos princípios gerais de direito.
O leitor encontrará brocardos que jamais se constituíram em princípios gerais, ou que já foram contrariados pela evolução natural do direito.
Pelo interesse histórico ilustrativo da evolução do direito, ou pela eventual utilidade da sua citação, esperamos que a presente recolha se revista de alguma utilidade para o leitor.
Helena Resende da Silva

Índice

Prefácio
Provérbios por ordem alfabética
Bibliografia

Ler mais

Autor

Helena Resende da Silva

Ler mais