Partilhar

Desconto: 10%
11,64 € 12,93 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No ano em que o IST comemora os seus 110 anos, a IST Press edita o livro comemorativo Ideias Sobre Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pela Comunidade do Instituto Superior Técnico, de Maio de 2017 a Dezembro 2020, que consiste numa compilação de artigos de opinião escritos por docentes, investigadores e alunos do IST, editados no Jornal i,  de 2 de maio de 2017 a 29 de dezembro de 2020.

Estes artigos, apresentados pela ordem cronológica em que foram produzidos,  constituem uma janela para o mundo a partir do Técnico, enquadrando-se na missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade através da divulgação de ciência, valorizando as competências, saberes e experiências existentes na universidade e criando conteúdos com rigor científico, mas acessíveis ao público em geral.

O livro pode ser lido por ordem cronológica, consultado por temas, ou ainda, por autor/artigo.


Ler mais

Autor(es)

Alexandre Bernardino

Alexandre Bernardino é professor associado do Instituto Superior Técnico (PhD 2004), Universidade de Lisboa, e investigador sénior do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia pelo Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa onde coordena a linha temática de Interação. Ensina e investiga nas áreas da Robótica, Visão por Computador, Aprendizagem Máquina e Sistemas Cognitivos, onde publicou 60+/190+ artigos em revistas/ conferências internacionais com mais de 2900 citações (Scopus, h-index 22). Formou 16 alunos de doutoramento e mais de 100 estudantes de mestrado. Participou em mais de 20 projetos nacionais e internacionais, 5 como principal investigador. É membro sénior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e coordenou a secção nacional da sociedade de Robótica e Automação (2015-19). Os seus principais interesses de investigação centram-se na aplicação de Visão por Computador, Aprendizagem Máquina, Ciências Cognitivas e Teoria de Controlo a sistemas avançados de automação e robótica, em particular robots autónomos, sociais e humanoides.

Ler mais

Ana Moita

Ana Moita é professora auxiliar na Academia Militar e investigadora no IN+, no Instituto Superior Técnico. Foi investigadora pós-DOC e investigadora FCT também do IN+. Licenciada, Mestre e Doutora em Engenharia Mecânica pelo IST (2001, 2004 e 2019, respetivamente), tem focado a sua investigação nos fenómenos de transporte em interfaces líquido-sólido, principalmente em escoamentos bifásicos, aplicados a sistemas de arrefecimento. Nos últimos anos, desenvolveu no IN+ uma linha de investigação no âmbito da biomicrofluídica no estudo de patologias ligadas à microcirculação. Autora de 45 artigos em revista e de cerca de 80 publicações em conferências internacionais, coordenou diversos projetos nacionais e transnacionais e faz parte da organização/comités científicos de várias conferências na área de mecânica dos fluidos e transmissão de calor.

Ler mais

Arlindo Oliveira

Arlindo Oliveira é professor distinto do Instituto Superior Técnico (IST). Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorou-se na mesma área pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com uma bolsa Fulbright. Foi investigador do CERN, do Electronics Research Laboratory da UC Berkeley e dos Berkeley Cadence Laboratories. É presidente do INESC, administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos e investigador do INESC-ID. Foi administrador de diversas empresas e instituições, assim como presidente do INESC-ID e da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. É membro da Academia da Engenharia e membro sénior do IEEE. Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa/Santander por excelência na investigação (2009). Foi presidente do Instituto Superior Técnico entre 2012 e 2019. Publicou três livros, traduzidos em diversas línguas, e mais de 150 artigos científicos em revistas e conferências internacionais da especialidade, nas áreas dos algoritmos, aprendizagem automática, bioinformática e arquitetura de computadores.

Ler mais

Augusto Casaca

Augusto Casaca é professor catedrático do Instituto Superior Técnico, investigador no INESC-ID e investigador coordenador no INOV INESC INOVAÇÃO. Tem efetuado diversas atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico na área de “Redes de Comunicações”, tendo participado em vários projetos de investigação conjunta no âmbito dos Programas Quadro de Investigação da União Europeia. Participou em atividades de normalização de Redes de Comunicações na ITU-T e ETSI. Publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos em revistas e conferências internacionais de referência, tendo sido chairman ou co-chairman de treze conferências internacionais na área de Redes de Comunicações. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, obteve os graus de Master of Science em Digital Electronics e Ph.D. em Computer Science na Universidade de Manchester, Reino Unido. O seu trabalho científico atual centra-se na área de comunicações em IoT, em arquitetura de redes de sensores sem fios e em comunicações máquina-máquina.

Ler mais

Beatriz Silva

Beatriz Silva é professora associada do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. Licenciada em Engenharia Mecânica, perfil de Produção pelo Instituto Superior Técnico, onde também obteve os graus de mestre em Produção e doutor em Engenharia Mecânica (2004 e 2008, respetivamente). O seu trabalho de investigação científica tem sido no domínio dos processos de fabrico e a enformabilidade dos materiais, a nível numérico e experimental, tendo publicado sobre este tema mais de 60 artigos em revistas internacionais. Em 2018 recebeu o Donald Julius Groen Prize da Institution of Mechanical Engineers - IMechE (UK), em 2009 recebeu uma distinção de mérito da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2010 recebeu uma menção honrosa no Prémio de Jovens Investigadores da UTL/Deloitte e em 2016 recebeu o 2015 SAGE/CEGB Best Paper Award pelo Editor e corpo editorial da revista Internacional Científica Journal of Strain Analysis for Engineering Design.

Ler mais

Miguel Prazeres

Miguel Prazeres é professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. Investigador no Instituto de Bioengenharia e Biociências. Licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra (1989), doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa, com especialização em Engenharia Química (1993), agregado na área de Engenharia Química pelo IST (2003). O seu trabalho de investigação científica tem sido no domínio da Engenharia de Biomolecular e de Bioprocessos, com destaque para os seguintes tópicos: Produção e purificação de biofármacos, e em especial, ácidos nucleicos, e Bio-reconhecimento em interfaces e biosensores. Sobre estes temas publicou mais de 200 artigos em revistas internacionais, 28 capítulos em livros e 2 livros. Coordenou vários projetos nacionais.

Ler mais

Fátima Montemor

Fátima Montemor é professora catedrática do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa. É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1989) e concluiu o seu doutoramento, também no Técnico em 1995. Fez a sua agregação (2017) na área de Engenharia Química no IST. Exerce atividade científica no Centro de Química Estrutural (CQE) e os seus interesses científicos centram-se no desenvolvimento de revestimentos multifuncionais protetores com aplicação na indústria automóvel, aeronáutica e off-shore, e novos revestimentos de elevada área superficial e capacidade específica para armazenamento de energia em supercondensadores. É autora ou coautora de 260 artigos científicos publicados em revistas internacionais e mais de 300 trabalhos apresentados em conferências. O seu “h index” (Scopus - Fev 2021) é de 61.

Ler mais

Francisca Simões

Francisca Simões é estudante do mestrado integrado em Engenharia Mecânica, trabalhando atualmente na sua tese no âmbito da Biomecânica do Movimento. Foi membro estudante do Conselho Pedagógico (2017-2020), tendo desempenhado o cargo de Vice-Presidente desse mesmo Órgão nos dois últimos anos. Durante o seu mandato trabalhou no Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas (MEPP 2122) e esteve envolvida na adaptação para Ensino e Avaliação à Distância levada a cabo no contexto pandémico. Durante a Licenciatura foi eleita para representar os alunos do seu curso enquanto Delegada de 2.º e 3.º anos (de 2015 a 2017).

Ler mais

Isabel Sá Correia

Isabel Sá Correia é professora catedrática Distinta de Ciências Biológicas e Coordenadora-fundadora desta área científica no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (ULisboa). É membro do Conselho Geral da ULisboa. Membro da Direção do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) e Coordenadora do Grupo de Investigação em Ciências Biológicas desse mesmo instituto. Com uma Licenciatura em Engenharia Química pelo IST (1975), dirigiu a sua atividade académica para a área de Ciências Biológicas, em particular nos campos da Microbiologia Molecular e Celular e Genómica Funcional e Comparativa com impacto em Biotecnologia Microbiana e Saúde. Diretora do programa de Doutoramento em Biotecnologia e Biociências do IST, orientou 40 teses de doutoramento. Integra as listas dos cientistas mais citados a nível mundial (avaliação: Universidade de Sanford, 2020).

Ler mais

João Azevedo

João Azevedo é professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (1976), mestre em Engenharia de Estruturas (1981) e doutor em Engenharia Civil (1984) pela Universidade de Stanford, Estados Unidos da América. Agregado em Engenharia Civil (1999) pelo IST. Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica. Membro da Academia de Engenharia. O seu trabalho de investigação científica tem sido no domínio da Engenharia Sísmica e da Dinâmica de Estruturas. Coordenou projetos nacionais e europeus de investigação e integrou a organização de conferências nacionais e internacionais no domínio da Engenharia Sísmica.

Ler mais

José Santos-Victor

José Santos-Victor é professor catedrático do Instituto Superior Técnico e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) onde fundou o laboratório de Visão por Computador e Robótica (VisLab). É Presidente do ISR-Lisboa (desde Jan. 2015), coordenador do Laboratório Associado em Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS, desde Nov. 2016) e presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IST (desde Jan. 2021). Faz investigação em visão por computador, robótica e sistemas de aprendizagem que interligam a perceção e a ação. Desenvolve sistemas artificiais biologicamente plausíveis, como robots humanoides com capacidades cognitivas e de aprendizagem inspiradas nas humanas. Orientou 20 teses de doutoramento nesta área e publicou mais de 200 artigos em revistas e conferências internacionais. Foi responsável pela participação do ISR-Lisboa em mais de 15 projetos europeus em robótica e visão artificial e editor associado de revistas da área. Coordena o Programa Doutoral Internacional Robotics, Brain and Cognition é ainda Diretor do Colégio Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa.

Ler mais

Leonardo Azevedo

Leonardo Azevedo é professor auxiliar do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Licenciado e mestre em Engenharia Geológica pela Universidade de Aveiro. Doutorado e agregado em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico. Realizou vários períodos de investigação em universidades americanas: Universidade de Stanford, UT Austin Texas, University of Wyoming. É membro da comissão executiva do Centro de Recursos Naturais e Ambiente. Faz investigação em modelação geológica de sistemas complexos através da integração de geoestatísticas, ciência espacial de dados e geofísica. É autor de mais de 35 artigos em revistas internacionais e fez parte da comissão científica de algumas das conferências internacionais mais importantes sobre estas temáticas.

Ler mais

Luís Caldas de Oliveira

Luís Caldas de Oliveira é professor do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, onde ensina empreendedorismo e inovação. Para além destes temas, os seus interesses incluem também o processamento da fala e de sinais, tendo sido coautor do primeiro sistema de síntese de fala em português europeu. Entre 2004 e 2009 foi o diretor responsável pelos assuntos financeiros do INESC-ID que durante esse período criou 4 startups. Entre 2009 e 2019 foi Vice-Presidente do IST para o Empreendedorismo e Relações Empresariais. Entre outras iniciativas criou a área de transferência de tecnologia, o regulamento de propriedade intelectual, a comunidade IST spin-off e o programa da rede de parceiros. Liderou a participação do IST em projetos para o desenvolvimento dos ecossistemas de educação em empreendedorismo na Europa, bem como no apoio ao desenvolvimento de universidades na Sérvia e na Ásia Central. É membro da Task Force Innovation da rede CESAER que reúne mais de 50 universidades europeias de ciência e tecnologia. É atualmente responsável pelo iStartLab, o laboratório de inovação do IST.

Ler mais

Luís M. Correia

Luís M. Correia é doutorado em Engenharia Eletrotécnica pelo IST, onde é professor na área de comunicações móveis e sem fios, desenvolvendo atividade de investigação no INESC-ID/INOV. Tem feito consultoria para operadores de comunicações móveis, além da ANACOM e de outras entidades públicas e privadas, e fez parte do Conselho de Administração da EID. Coordenou e participou em mais de 30 projetos europeus de vários programas-quadro. Orientou mais de 200 estudantes de mestrado e doutoramento. Publicou mais de 500 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais. Lecionou mais de 60 cursos de formação profissional para instituições estatais e empresas e ainda para estudantes de doutoramento ao nível nacional e internacional. Fez parte de mais de 60 comités de avaliação de projetos e de instituições para a Comissão Europeia e agências de financiamento de 12 países.

Ler mais

Vânia Proença

Vânia Proença é investigadora auxiliar no Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC). Doutorada em Ecologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua atividade científica desenvolve-se na área da biodiversidade e serviços dos ecossistemas. Os seus interesses de investigação incluem questões relacionadas com monitorização e gestão da biodiversidade e as suas implicações para os serviços dos ecossistemas e bem-estar humano. Participou em vários projetos nacionais e internacionais neste âmbito. Entre as colaborações científicas destaca-se a Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment, o trabalho como Lead Author para a IPBES (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) e a colaboração na rede GEO BON (The Group on Earth Observations Biodiversity Observation Network).

Ler mais

Alexandre Francisco

Alexandre Francisco é professor associado do Departamento de Engenharia Informática, Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (ULisboa), e investigador no IDSS Lab, INESC-ID Lisboa. Licenciado em Matemática Aplicada e Computação (2002), mestre em Matemática e Aplicações (2004), doutor em Engenharia Informática e de Computadores (2010), e agregado em Engenharia Informática e de Computadores (2020), pelo IST. Vice-Presidente do IST para os Assuntos Académicos desde 2020. Os seus interesses de investigação enquadram-se na engenharia de algoritmos e na ciência computacional, tendo colaborado em projetos nacionais e internacionais em biologia computacional, bioinformática, algoritmos em grafos, e processamento de dados em larga escala.

Ler mais

Luís Oliveira e Silva

Luís Oliveira e Silva é professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, desde 2010 onde obteve os seus graus e títulos académicos (Lic. 1992, PhD 1997 e Agregação em 2005), tendo sido Post Doctoral Fellow da Universidade da Califórnia Los Angeles entre 1997 e 2001. As suas contribuições científicas centram-se na exploração in silico da interação de lasers intensos e feixes de partículas com plasmas, quer do ponto de vista teórico, quer recorrendo a simulações numéricas de larga escala, em cenários laboratoriais e astrofísicos. Entre outras distinções, recebeu duas Advanced Grants do Conselho Europeu de Investigação. É fellow da American Physical Society, da European Physical Society e da European Academy of Sciences, e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Ler mais

Marcos Mateus

Marcos Mateus é investigador auxiliar no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve (1997), mestre em Ciências do Mar pelo Instituto Superior Técnico (2000) e doutorado em Engenharia do Ambiente também pelo Instituto Superior Técnico (2006). O seu trabalho de investigação científica tem sido desenvolvido no domínio da qualidade da água, gestão de recursos aquáticos e ecologia dos sistemas marinhos, com particular ênfase na utilização de modelos numéricos computacionais. Participou em vários projetos nacionais e europeus de investigação e publicou mais de 45 artigos em revistas científicas internacionais.

Ler mais

Miguel Abreu

Miguel Abreu é matemático e professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Foi presidente do Departamento de Matemática em 2009 e de 2016 a 2020. É o atual presidente do Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos do IST. Estudou e trabalhou na Universidade de Stanford (EUA, 1991-96), no Instituto para Estudos Avançados em Princeton (EUA, 1996-97), no Instituto Fields em Toronto (Canadá, 2000-2001) e no Instituto Mittag-Leffler em Estocolmo (Suécia, 2015). Foi professor convidado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil, 2016). A sua área de especialização é geometria e topologia em variedades simpléticas e de contacto. Foi ainda presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática entre 2010 e 2014.

Ler mais

Moisés Luzia Pinto

Moisés Luzia Pinto é professor auxiliar do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. Vice-presidente do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). Licenciado em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2000), doutorado em Química-Física pela Universidade de Lisboa (2005). Tem desenvolvido investigação científica no domínio dos materiais adsorventes para aplicação em processos de separação, purificação de gases e armazenamento, tendo publicado sobre este tema mais de 79 artigos em revistas internacionais. Coordena vários projetos de investigação nacionais e europeus, no CERENA, nesta área de investigação.

Ler mais

Nuno Jardim Nunes

Nuno Jardim Nunes é professor agregado em Engenharia Informática pela FEUP, doutorado pela U. da Madeira (em supervisão pela FEUP) e licenciado em Engenharia Informática de Computadores pelo IST. É professor catedrático e presidente do Departamento de Engenharia Informática do IST e diretor da Parceria Internacional Carnegie Mellon Portugal onde é professor convidado. Dirige o Instituto de Tecnologias Interativas uma unidade autónoma integrada no Laboratório Associado de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSYS) com o ISR, IN+ e MARETEC. Arrecadou mais de 15M€ em projetos de investigação suportados pela FCT, Comissão Europeia e Google Research. É autor de mais de 150 publicações científicas internacionais incluindo a edição de 15 livros. Os seus interesses de investigação são interação humano-computador na aplicação de modelos ao desenvolvimento de software, sistemas e serviços interativos para os domínios da sustentabilidade, biodiversidade, design e cultura participada.

Ler mais

Paulo Ferreira

Paulo Ferreira é professor catedrático no Departamento de Engenharia Mecânica do IST e diretor do Centro de Microscopia Eletrónica no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), Portugal. Professor convidado em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade do Texas em Austin (UT Austin), EUA. Antes de ingressar no IST e no INL, foi professor catedrático na UT Austin, EUA e diretor do Centro de Microscopia Eletrónica na UT Austin. Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Illinois, EUA, e pós-doutorado no MIT em Ciência e Engenharia de Materiais. Concentra a sua investigação científica nas áreas de Nanomateriais, Nanotecnologia e Microscopia Eletrónica aplicada a Energias Alternativas e a materiais 2D. É autor de 205 artigos científicos publicados em revistas internacionais, anais de congressos e capítulos de livros.

Ler mais

Pedro Miguel Amaral

Pedro Miguel Amaral é professor associado do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (ULisboa). Vice-presidente do IST para a área das Operações e Ligações Empresariais e diretor do Centro para a Inteligência e Tecnologia Industrial (StoneCITI). Licenciado em Engenharia de Materiais pelo IST (1996) e doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa, com especialização Caracterização Mecânica e Tecnologias de Produção em Materiais Pétreos (2004). O seu trabalho de investigação científica tem sido no domínio da Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Natural, nomeadamente a partir de Massas Minerais, Cortiça e produção de Compósitos Multifuncionais e Ecoeficentes, particularmente na avaliação do seu comportamento e desenvolvimento de aplicações industriais. Trabalha sobre o âmbito dos produtos em pedra natural desde 1996 e cortiça desde 2015, tendo publicado sobre estes temas mais de 50 artigos em revistas internacionais. Coordenou vários projetos nacionais e europeus de investigação e inovação, promovendo a transferência tecnológica para as empresas nos setores industriais da manufatura, processamento de materiais e desenvolvimento de produto.

Ler mais

Pedro U. Lima

Pedro U. Lima é professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), onde se licenciou e concluiu também o mestrado pré-Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Doutorou-se em Electrical Engineering no Rensselaer Polytechnic Institute, Troy, New York, USA, em 1994. Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica do IST (ISR/IST), unidade do Laboratório Associado LARSyS, onde coordena o grupo de Robôs e Sistemas Inteligentes e onde é também presidente-ajunto para os Assuntos Científicos. Coordenador do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, membro do Conselho Científico e da Assembleia de Escola do IST. Presidente e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Robótica em 2006. Delegado Nacional para os programas da UE e da ESA em Robótica Espacial (2009-2012). Cátedra de Excelência na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, em 2010.

Ler mais

Raquel Aires de Barros

Raquel Aires de Barros é professora catedrática do Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico (2011), e investigadora do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB). Licenciada pelo Instituto Superior Técnico em 1984 em Engenharia Química. Investigadora convidada no Massachusetts Institute of Technology (MIT) entre 1986-1987. Mestre em Biotecnologia (Engenharia Bioquímica) (1988) e doutorada (1990) em Engenharia Química com agregação (2001) pelo IST. Vice-Presidente do Conselho Científico e membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do IST (2007-2009). Entre 2012 e 2020 foi presidente do Conselho Pedagógico do IST. No iBB lidera um grupo de investigação focado no desenvolvimento de novos processos para a produção e purificação de biofármacos e no desenvolvimento desses processos à microescala. Presidente da secção Downstream Processing da European Society of Bioochemical Engineering Sciences (ESBES); e presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia. É também editora da revista Separation and Purification Technology. Orientou mais de 60 dissertações de mestrado e doutoramento, sendo autora de mais de 200 artigos e capítulos de livros nas áreas de Biotecnologia e Bioengenharia.

Ler mais

Ricardo Santos

Ricardo Santos concluiu o seu doutoramento na Queens University Belfast estudando a presença de microrganismos em ambientes extremos e os seus mecanismos de resistência. É atualmente o responsável do Núcleo de Microbiologia – Novas Tecnologias do Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico. Tem estado envolvido em vários projetos nacionais e internacionais tendo com principal enfoque a qualidade microbiológica da água e a sua relação com a saúde humana.

Ler mais

Rodrigo Ventura

Rodrigo Ventura é professor auxiliar do IST e membro permanente do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) onde desenvolve atividade de investigação nas áreas da Inteligência Artificial e da Robótica. Recebeu o mestrado e doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 2000 e 2008 respetivamente. Tem mais de 130 artigos publicados em revistas e conferências internacionais com arbitragem, e tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. É ainda coautor de duas patentes nacionais e uma internacional sobre soluções inovadoras de sistemas robóticos. Colabora com as melhores universidades a nível internacional, nomeadamente com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Carnegie Mellon University (CMU), e com a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL). Como docente do IST, leciona regularmente unidades curriculares na área de sistemas, decisão, e controlo a vários cursos de mestrado do IST. Os seus interesses de investigação incluem interação humano-robô, navegação e manipulação móvel de robôs, tomada de decisão sob incerteza, e robótica cognitiva. As áreas de aplicação incluem robótica espacial, robótica de busca e salvamento, robôs aéreos, e de serviço.

Ler mais

Rogério Colaço

Rogério Colaço é professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa (ULisboa), cientista e autor de ficção científica. Licenciado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (1991), doutorado (2002) e agregado (2012), pelo IST. Foi membro fundador do Departamento de Bioengenharia do IST. Em 2014 passou a professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica, lecionando unidades curriculares nas áreas de Ciência e Engenharia de Materiais, Materiais Nanoestruturados, Biomateriais e Tribologia. Foi coordenador da área científica de Projeto Mecânico e Materiais em Engenharia do Departamento de Engenharia Mecânica do IST. Pioneiro da nanotribologia em Portugal, o seu trabalho de investigação dedica-se ao estudo de materiais nano-estruturados, biomateriais ao desenvolvimento de nanotecnologias. Funda o laboratório Nanolab em 2000 e o seu trabalho de investigação passa a abranger a biotribologia e os biomateriais. É autor de seis capítulos de livros e vários artigos científicos em revistas da especialidade. Em 2021 foi considerado pela Universidade de Stanford um dos cientistas mais influentes do mundo na sua área. É presidente do Instituto Superior Técnico desde janeiro de 2020.

Ler mais

Rosário Macário

Rosário Macário é professora associada com Agregação em Engenharia Civil responsável pelo grupo de disciplinas de Políticas e Planeamento de Transportes no IST. Diretora do Mestrado em Sistemas de Transporte, coordenadora da participação da ULisboa no EIT - Urban Mobility. Professora associada convidada da Faculdade de Economia Aplicada da Universidade de Antuérpia, na Bélgica. Membro do Comité Científico da Cátedra BNP-Paribas da Universidade de Antuérpia. Coordena a participação da Universidade de Lisboa no EIT Urban Mobility. Presidente fundadora da Associação IASA – Institute for Advanced Studies and Awareness. Dirigiu e desenvolveu estudos de consultoria em diversas áreas, com especial incidência nos domínios de Políticas, Planeamento e Exploração de Sistemas Transportes. É membro do Conselho Diretivo da principal sociedade mundial de investigação em transportes (WCTRS). Editora Chefe da revista científica internacional “Case Studies on Transport Policy. Tem 3 livros publicados e mais de 200 artigos científicos. É regularmente convidada para os principais fóruns internacionais de discussão de Políticas de Transportes, nomeadamente na OCDE e na Comissão Europeia.

Ler mais

Sílvia Monteiro

Sílvia Monteiro é química de formação, mas durante o seu percurso académico apaixonou-se pelo mundo dos microrganismos e nunca mais olhou para trás. Concluiu o seu Doutoramento com a University of Brighton em 2017 focando principalmente a presença de vírus no ambiente, utilização de ferramentas para a pesquisa de fontes de contaminação ambiental para integrar com os processos de remediação do meio aquífero, com forte componente de análise de risco. Os principais interesses da sua investigação são a presença de vírus entéricos em alimentos e no ambiente, técnicas de epidemiologia baseada em águas residuais, nomeadamente para o SARS-CoV-2, a resistência a antimicrobianos, análise de risco e sequenciação e bioinformática.

Ler mais

Tânia Sousa

Tânia Sousa é professora auxiliar do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, ensina as unidades curriculares de Energia e Ambiente, Gestão de Sistemas Energéticos, Física e Química da Atmosfera e Ecologia Aplicada. Licenciada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico (1998), mestre em Modelação dos Sistemas Marinhos (2002), pós-graduada em Economia (2007) e doutorada (2007) em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e em Ciências da Terra e da Vida pela Universidade Livre de Amesterdão. Investigadora do MARETEC, Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar, o seu trabalho de investigação centra-se na análise do metabolismo dos organismos e das sociedades, tendo publicado mais de 35 artigos científicos em revistas internacionais.

Ler mais

Tiago Domingos

Tiago Domingos é professor associado na Área Científica de Ambiente e Energia, Departamento de Engenharia Mecânica (IST). Licenciado em Engenharia Física Tecnológica (IST), doutorado em Engenharia do Ambiente (IST). Tem lecionado, entre outras, as cadeiras de Termodinâmica, Energia e Ambiente, Modelação Ambiental, Economia do Ambiente e Economia Ecológica. A sua área principal de investigação é a Economia Ecológica, na qual trabalha no espectro desde a investigação fundamental até à aplicação prática. É presidente do MARETEC – Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar, coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente e coordenador da IST-Ambiente, Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente do IST. É gerente e fundador da Terraprima – Serviços Ambientais, Lda., considerada IST Spin-Off.

Ler mais

Vários

.

Ler mais