+5%
em Cartão Almedina
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Almedina
- Categorias:
- Ano: 2003
- ISBN: 9789724020402
- Número de páginas: 524
- Edição: 2.ª Edição Rev., Actualizada e Aumentada
- Capa: Brochada
Sinopse
Procedimento e Processo de Expropriação
Código das Expropriações
Legislação Complementar
Procedimento e Processo Expropriativos
Cálculo do Valor dos Bens
Jurisprudência
O bom acolhimento que teve a 1.ª edição deste livro, esgotada em cerca de seis meses, justifica a vinda a lume desta 2.ª edição.
A alteração do Código das Expropriações pela Lei n.° 13/2002, que entrou em vigor em 19 de Fevereiro de 2003, implicava uma actualização do texto.
Aproveitou-se o ensejo para se reformular a sistematização de algumas matérias, rever posições assumidas na 1.ª edição, bem como enriquecê-las com alguma da jurisprudência entretanto emanada pêlos Tribunais superiores.
Manteve-se, porém, a orientação anterior de expor e analisar de forma clara o procedimento e processo expropriativos e o cálculo da justa indemnização.
Confia-se que a utilidade desta reedição a possa justificar.
Porto, 15 de Outubro de 2003
PEDRO ELIAS DA COSTA
Sendo a expropriação um instituto causador de graves efeitos ablativos em bens privados, e nos direitos a eles inerentes, mostra-se necessário que o seu complexo procedimento seja correctamente compreendido e executado.
Só assim é possível uma expropriação justa e o ressarcimento de todos os prejuízos patrimoniais infligidos aos que por ela são afectados.
Apesar de o Código das Expropriações enunciar critérios orientadores da determinação da justa indemnização, quando o mesmo bem é avaliado por entidades distintas, as divergências entre os valores encontrados são frequentes, e de amplitude significativa. A esta situação não será alheio o facto de o cálculo do valor dos bens objecto de expropriação exigir, não apenas fundamentadas competências técnicas e uma percepção directa do mercado imobiliário, mas ainda sólidos conhecimentos jurídicos.
Ao longo deste livro tivemos a preocupação fundamental de, sem floreios de linguagem nem requintes de erudição, que aliás não possuímos, produzir um auxiliar útil para todos quantos se encontram envolvidos numa expropriação por utilidade pública.
O leitor dirá se o conseguimos.
Porto, 1 de Dezembro de 2002
PEDRO ELIAS DA COSTA
Apresentação
Abreviaturas
Capítulo I
NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Capítulo II
PROCEDIMENTO DA EXPROPRIAÇÃO COMUM
Capítulo III
PROCEDIMENTO DE EXPROPRIAÇÕES ESPECIAIS
Capítulo IV
PROCESSO DE EXPROPRIAÇÃO LITIGIOSA
Capítulo V
GARANTIAS DAS PARTES
Capítulo VI
CÁLCULO DA INDEMNIZAÇÃO
Capítulo VII
PAGAMENTO DA INDEMNIZAÇÃO
Anexo I
FORMULÁRIO
Anexo II
QUESITOS
Anexo III
LEGISLAÇÃO
Bibliografia
Índice Ler mais