Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Afrontamento
- Categorias:
- Ano: 2016
- ISBN: 9789723615241
- Número de páginas: 224
- Capa: Brochada
Sinopse
ESTADO, POBREZA E PUNIÇÃO corresponde a um EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA REGIÃO DO ESPAÇO SOCIAL MARCADA PELO FORTE PESO DA DOMINAÇÃO, PROCURANDO OBJETIVAR VERTENTES PUNITIVAS DAQUELA AÇÃO.
O propósito da análise aqui apresentada traduz a opção pela interseção de duas linhas reflexivas, uma orientada pela produção teórica sociológica vinculada a quadros analíticos e observações conducentes à compreensão daquela intervenção estatal e outra pelo contributo analítico do cientista social francês Loïc Wacquant, com produção de conhecimentos sociológicos estáveis acerca desse problema científico.
Tais eixos reflexivos correspondem sobretudo a duas linhas um pouco mais densas num quadriculado de muitas outras linhas de problemas e autores que se entrecruzam.
A partir das múltiplas coordenadas teórico-empíricas expostas e revistas relacionalmente, realizou-se UM TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DA JURISDIÇÃO PENAL DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE, DA DIREÇÃO-GERAL DE REINSERÇÃO SOCIAL, QUE DEU ORIGEM À DIREÇÃO-GERAL DE REINSERÇÃO E SERVIÇOS PRISIONAIS.
A incursão nesta instituição permitiu objetivar dinâmicas contraditórias das políticas de reinserção social e o crescimento da aplicação de penas e medidas não privativas de liberdade cuja execução é assegurada pela instituição, visando discernir o contributo deste caso do campo burocrático para a especificação conceptual e empírica do modelo wacquantiano, mediante a evolução sociopolítica portuguesa.
Ler mais