Partilhar

Elogio da Literatura - A Imaginação Cultivada

Elogios

Northrop Frye

Em Stock



Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Originalmente publicadas sob o título Educated Imagination e dirigidas a todos os «consumidores de literatura», o conjunto de palestras que formam este volume explora o valor e usos da literatura no nosso tempo. Neste livro intemporal, Frye argumenta que a imaginação deve ser cultivada não só para podermos fruir as grandes obras de arte, mas para podermos reivindicar as mais básicas capacidades humanas em todo o seu esplendor. No entanto, a imaginação, tal como a liberdade, só é operacional se for treinada: só temos liberdade de expressão se tivermos aprendido a usar a linguagem; só temos liberdade de movimentos se tivermos aprendido a andar. Da mesma forma, só podemos valer-nos da imaginação se a tivermos treinado. O grande ginásio da imaginação é a literatura.

As propostas de Frye para o ensino da literatura incluem uma ênfase precoce na poesia, a «forma literária central e original», o estudo intensivo da Bíblia e dos clássicos gregos e latinos, uma vez que estes incorporam todos os grandes temas duradouros do homem ocidental, e o estudo das grandes formas literárias: tragédia e comédia, romance e ironia.

Ler mais

Amostra

Autor

Northrop Frye

Northrop Frye (1912-1991) foi um dos críticos literários mais influentes do século XX. Nasceu no Quebeque, mas foi em Toronto que se formou e terminou a carreira como professor emérito do Victoria College. Foi membro da Academia Britânica e da Academia Americana para as Artes e Letras. Harold Bloom apelidou-o, à época, «o maior estudioso da literatura ocidental»


Ler mais