Partilhar

Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um guia irresistível sobre o lugar fundamental que o humor e a comédia ocupam na cultura ocidental - por um dos seus maiores expoentes.

Escrito por um reconhecido mestre da comédia, o que se comprova desde a primeira página, este estudo reflete sobre a natureza do humor e suas funções. Porque rimos? Como classificar a profusa variedade do riso, da casquinada ao cacarejo, do esgar à gargalhada? Será o humor subversivo? Uma forma de desanuviar a tensão? Será que podemos definir o humor?

Recheado de ideias esclarecedoras e de um bom número de excelentes piadas, o livro examina criticamente várias teorias bem conhecidas do humor, incluindo a ideia de que nasce da incongruência e a de que reflete uma forma ligeiramente sádica de superioridade. Baseando-se numa vasta seleção de fontes literárias e filosóficas, Terry Eagleton socorre-se de autores como Aristóteles, Tomás de Aquino, Hobbes, Freud ou Bakhtin, focando-se em particular nos mecanismos psicanalíticos

Ler mais

Amostra

Autor

Terry Eagleton

Terry Eagleton (n. 1943) é um filósofo, professor e crítico literário inglês. Precursor dos Cultural Studies, publicou mais de quarenta livros, sendo um dos intelectuais mais lidos e comentados em todo o mundo. Além dos seus trabalhos de referência sobre teoria literária, tem escrito abundantemente sobre cultura, ideologia, política, religião e humor.

Ler mais