Partilhar

Direitos da Mulher e Outros Textos

Olympe de Gouges

Em stock online



Desconto: 10%
7,21 € 8,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

«Se a mulher tem o direito de subir ao cadafalso», escreveu Olympe de Gouges, em 1791, «também deve ter o direito de subir à tribuna».
Num dos textos históricos mais fascinantes em termos da emergência da consciência feminista, De Gouges defende o direito das mulheres à igualdade, à justiça e à liberdade de expressão. Pela sua voz, De Gouges lutou e morreu no cadafalso. Saibamos nós recordar o seu legado. O presente mostra que ele nos é ainda tão necessário.--------------


Ler mais

Autor

Olympe de Gouges

Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze nasceu a 7 de maio de 1748 em Montauban. Foi dramaturga, ativista política, feminista e abolicionista francesa com um papel relevante na Revolução Francesa.
Defensora da democracia e dos direitos das mulheres, os seus textos foram amplamente lidos. Declaração dos direitos da mulher e da cidadã (1791), texto que dedicou à rainha Marie Antoinette, é uma releitura irônica da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Opondo-se ao patriarcado da época, denuncia o encobrimento provocado pelo termo ""Homens"" usado como sinónimo de humanidade. As suas visões pioneiras sobre a igualdade de género e outros temas condenaram-na à guilhotina. Morreu em Paris a 3 de novembro de 1793.

Ler mais