Partilhar

Portugal Multilateral - Dicionário (Volume I)

Fora de Coleção

Nuno Severiano Teixeira, Alice Cunha

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Multilateralismo tem vindo a trilhar um caminho de estabelecimento de formas de cooperação entre Estados, que entendem que a resolução das questões internacionais se faz melhor em conjunto do que individualmente. O dicionário Portugal Multilateral analisa a adesão e a participação de Portugal no universo das organizações internacionais, de que foi ou é membro. Além de aproximar o leitor da vertente multilateral da política externa portuguesa, também evidencia a diversidade de organizações, os seus respetivos fins, a sua ação e resultados alcançados. No seu conjunto, Portugal Multilateral - publicado em três volumes - demonstra a magnitude, diversidade e abrangência da representação do Estado português no sistema multilateral, bem como uma agenda de compromissos que acompanham o tempo, de um país aberto ao mundo e ao diálogo entre Estados e organizações regionais e internacionais.

Prefácio do Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Nuno Severiano Teixeira

Nuno Severiano Teixeira é professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e presidente do Instituto Português de Relações Internacionais. É doutorado em História das Relações Internacionais pelo Instituto Universitário Europeu — Florença e agregado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi visiting professor na Universidade de Georgetown (2000 e 2017/2019), visiting scholar na Universidade da Califórnia, Berkeley (2004), e senior visiting scholar no Instituto Universitário Europeu — Florença (2010). Tem obra publicada sobre história militar, história das relações internacionais, história da construção europeia e questões de política externa, segurança e defesa. Serviu como ministro da Administração Interna (2000/2002) e ministro da Defesa (2006/2009) do governo português.


Ler mais

Alice Cunha

É doutora em História Contemporânea pela FCSH-UNL e investigadora na mesma faculdade. No Instituto Português de Relações Internacionais tem trabalhado e publicado na área da Integração Europeia. É membro do European Union Liaison Committee of Historians.

Ler mais