Partilhar

Desagrilhoar Prometeu? Direito(s), Gene(s) e Doença(s)

Eduardo António da Silva Figueiredo

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,12 € 13,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

“ Afirmou Allan Bradley que “é indiscutível que iniciámos um dos capítulos excitantes do livro da vida” – o qual já foi designado de Quarta Revolução Industrial ou Revolução GNR (Genética, Nanotecnologia e Robótica) – que ficará marcado pela evolução humana para uma nova espécie – o Homo Evolutis – que tem a capacidade de projetar mentalmente o seu futuro. Parece, pois, que Prometeu, símbolo mitológico do progresso, ameaça desagrilhoar-se e dar à humanidade a chave para o controlo da própria vida e daquilo que a rodeia. 

Na presente investigação, iremos focar-nos na análise dos complexos desafios colocados num mundo pós-genómico e, mais especificamente, daqueles que surgem no contexto da engenharia genética, tendo em conta os seus mais recentes e disruptivos desenvolvimentos, que fazem renascer a esperança de cientistas e futuristas na construção de uma sociedade geneticamente modificada – e pretensamente perfeita e construída à medida do ser humano –, mas  também os pesadelos aterrorizantes daqueles que temem que o canto de sereia biotecnológico possa significar a abertura de “uma nova Caixa de Pandora, onde já nem a esperança se guarda”. “ 

“A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses.” 

Yuval Noah Harari

Ler mais

Autor

Eduardo António da Silva Figueiredo

Assistente Convidado da Secção de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, lecionando na área do Direito Constitucional e do Direito da União Europeia. É investigador associado do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Desempenha, desde dezembro de 2018, funções de Junior Consultant no escritório de advocacia Ana Elisabete Ferreira & Dias Pereira, Advogados.


Ler mais