Partilhar

Danos Patrimoniais - Antologia Pessoal 1982-2022

Amadeu Baptista

Em Stock



34,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Segundo o docente, investigador e também poeta Luís Adriano Carlos, Amadeu Batista, na sua poesia, “(...) exprime a dilaceração tumultuosa da consciência face à contradição quotidiana de quem habita níveis existenciais não comunicantes (...)".

A culminar 40 anos de actividade literária, a presente Antologia Pessoal reúne um conjunto de poemas escolhidos entre todos os livros que publiquei até 2022, praticamente todos eles esgotados, bem como alguns dispersos que foram dados à estampa em jornais, revista, livros colectivos e antologias. O critério de selecção, processualmente subjectivo, como é timbre de todas as Antologias, obedeceu, segundo a sequência cronológica em que os poemas foram editados, a uma contiguidade afectiva que presumo possa, ainda assim, oferecer uma visão abrangente do que escrevo. No final de cada poema, ou conjunto de poemas, identifica-se a sua proveniência. Em alguns casos. Houve lugar a pequenos acertos de pormenor. Registam-se. Entretanto, alguns agradecimentos devidos: a todos os editores que, ao longo dos últimos quarenta anos, acolheram os meus originais; a todos os que, com sugestões, críticas, actos e (até mesmo) omissões, me estimularam ao trabalho; a todos os que escreveram sobre os meus livros e lhes acrescentaram vitalidade; a todos os meus leitores, termo de cumplicidade almejado.

Corremos pela praia com a nossa nudez porque deixamos

algures os mantimentos escassos

de que a nossa tristeza se mantém.

Corremos pela praia e as mãos deslizam

para um cobertor lavado pelo mar,

o oiro magnífico, a distância

mais curta entre dois pontos. É de noite,

e corremos porque o tacto é uma promessa,

casam-se os búzios, conchas

azuis habitam o olhar, barcos,

e corremos porque o tacto é uma promessa,

casam-se os búzios, conchas

azuis habitam o olhar, barcos,

- As Passagens Secretas, 1982

Ler mais

Autor

Amadeu Baptista

Nasceu no Porto, a 6 de Maio de 1953. Publicou o seu primeiro livro, As Passagens Secretas, em 1982. Dos mais de quarenta livros de poesia publicados destaca: Poemas de Caravaggio, Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire, 2007 e Prémio Literário João Lúcio, 2008; Açougue, Prémio Espiral Maior, Espanha, 2008, e Um Pouco Acima da Miséria. Prémio de Poesia Cidade de Ourense, Espanha, 2013. Publicou em 2017 uma larga Antologia que comemora os seus 35 anos de actividade literária, Caudal de Relâmpagos. Tem no prelo um novo livro de poesia, Escrito na Grécia, recentemente galardoado com o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, 2021. Alguns dos seus livros infanto-juvenis foram incluídos no Plano Nacional de Leitura. Colaboração dispersa em jornais, revistas, livros colectivos e antologias nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, E.U.A., Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Luxemburgo, México, Portugal, Roménia e Uruguai. Alguns dos seus poemas foram traduzidos para alemão, castelhano, catalão, croata, francês, hebraico, inglês, italiano, mandarim e romeno. É tradutor de poetas espanhóis, gregos e escandinavos.

Ler mais