Partilhar

Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta é uma obra jurídica sobre contratos de utilização de navio para fins de transporte marítimo de mercadorias, designadamente o mais importante, historicamente, o contrato de fretamento.
Trata-se de um trabalho que incide sobre as três modalidades do fretamento de navio admitidas no direito português ? fretamento por viagem, a tempo e em casco nu -, o seu enquadramento jurídico e os principais problemas que levanta na prática comercial, buscando a compreensão das mesmas à luz da sua razão económica, por um lado, e das principais experiências doutrinárias e legislativas europeias, por outro. O texto não esquece, por fim, as figuras negociais emergentes no domínio da utilização de navios para o transporte marítimo: o contrato de volume, contrato de reserva de espaço para contentores e nota de reserva.
Partindo de uma abordagem teórica, este texto não deixa de evidenciar uma relevante vertente prática, visando auxiliar juristas e profissionais da área dos transportes marítimos na compreensão das principais questões concretas que enfrentam quando colocados perante aquelas figuras contratuais.

Ler mais

Amostra

Autor

Jorge Pereira Gonçalves

É magistrado judicial de profissão, tendo ingressado no CEJ em Setembro de 1998.

Trabalhou em Angola, como consultor jurídico. Entre 2011 e 2014, leccionou, como professor assistente, na Universidade Lusíada de Angola, em Luanda, as disciplinas de Direito Processual Civil III (Recursos) e Prática Jurídica Multidisciplinar, ambas do 5.º ano do curso de Direito.

Em 2015, concluiu uma pós-graduação em Direito Marítimo no ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, Aveiro.


Ler mais