Partilhar

Como Usar as Emoções para Negociar

Daniel Shapiro, Roger Fisher

Indisponível




Desconto: 20%
11,31 € 14,13 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Todos os dias negociamos, todos os dias sentimos emoções. E como as emoções condicionam o processo negocial, temos de saber lidar com elas. Roger Fisher e Daniel Shapiro, os mais respeitados especialistas em negociação do mundo, mostram como.

Imagine que é promovido. Imagine que ao assumir um novo posto descobre que não é exactamente aquilo que esperava e vai ter de abordar o assunto com a administração. Quando se sentar à mesa negocial, não estará sozinho com os administradores: as suas emoções vão acompanhá-lo. Se souber usá-las de forma positiva, pode tirar partido delas. Se deixar que o controlem, o resultado pode ser fatal. O peso e a influência dos sentimentos são hoje reconhecidos como fulcrais para chegar a um acordo mutuamente satisfatório.

Por melhor preparado que um negociador esteja a nível racional, uma vez iniciadas as conversações vê-se confrontado com reacções emocionais — suas e do interlocutor — que podem pôr em perigo um acordo mútuo. Em Como Usar as Emoções para Negociar, Roger Fisher e Daniel Shapiro, directores do Projecto Negocial de Harvard, fornecem os instrumentos necessários para controlar e neutralizar sentimentos de modo a concluir com sucesso o processo.
Para esse efeito, os autores identificam as cinco emoções chave (ou preocupações essenciais) comuns a qualquer pessoa durante uma negociação, e mostram como trabalhá-las: o Apreço (é preciso valorizar o interlocutor), a Filiação (devemos estabelecer com ele uma ligação emocional), a Autonomia (deixá-lo sentir que controla a situação), o Estatuto (reconhecer a validade do seu ponto de vista) e o Papel (envolvê-lo no processo).
Ciente das cinco emoções chave, o negociador poderá reagir de forma mais rápida e ponderada a qualquer emoção negativa que surja durante o processo. E o princípio tanto é válido numa discussão conjugal, como numa cimeira diplomática ao mais alto nível. Os autores abordam no livro exemplos retirados de experiências que viveram quer no plano internacional (os acordos de Camp David), quer a nível quotidiano — o modo como Roger Fisher conseguiu negociar a compra de um tabuleiro de xadrez na Ossétia do Sul, por exemplo, é no mínimo hilariante.

Ler mais

Autor(es)

Daniel Shapiro

Doutorado em Psicologia Clínica, com especialização em Psicologia das Negociações, Daniel Shapiro é o fundador (e director) da Harvard International Negotiation Iniciative, cujo trabalho se centra no estudo do papel das emoções nos conflitos e negociações. É professor na Harvard Law School, e no departamento de Psiquiatria da Harvard Medical School/McLean Hospital. Paralelamente à carreira académica, e na qualidade de Director Associado do Projecto Negocial de Harvard. Daniel Shapiro é consultor de vários governantes e empresas americanas (como a Starbucks ou a Microsoft). Através da Fundação Soros, desenvolveu um programa de gestão de conflitos que actualmente chega a um milhão de pessoas em mais de 30 países.

Ler mais

Roger Fisher

Roger Fisher, o mais respeitado e conhecido especialista em negociações do mundo, é o director do Projecto Negocial de Harvard e Professor na Harvard Law School desde 1958. Com mais de 30 anos de experiência como negociador, serviu de conselheiro e estratega em momentos chave da política internacional. Trabalhou com os governos dos Estados Unidos e do Irão durante a crise dos reféns que opôs os dois países em 1981, planeou os acordos de paz de Camp David e mediou as conversações na África do Sul que ditariam o princípio do fim do apartheid. Ao serviço de empresas privadas, tem trabalhado ainda como consultor para diplomatas, militares, governantes e gestores um pouco por todo o mundo.

Ler mais