O jovem Perdican regressa ao castelo do pai, acompanhado pelo professor Blazius. No mesmo dia, acompanhada pela senhora Pluche, chega também a sua prima Camille. O Barão, pai de Perdican, engendrou este reencontro: ele está decidido a casar os jovens, que ternamente se amam desde o berço. Mas está historia de amor não é assim tão simples.
Ler mais
Alfred de Musset
Nascido em Paris, em 1810, no seio de uma família bem posicionada socialmente, ainda que pouco abastada, desde cedo que Alfred de Musset revelou talento para a escrita, tendo ganhado um prémio no Concours général do seu ano, com apenas nove anos. Aos dezassete, começa a frequentar o Cénacle, salão literário de Charles Nodier, introdutor do romance gótico no panorama literário francês da época.
Data de 1830 o primeiro livro de poemas do jovem de Musset: Contes d’Espagne et d’Italie, mas é com a publicação do poema Rolla (1833), do drama histórico Lorenzaccio (1834) e do romance A Confissão de um Filho do Século (1836) — estes dois últimos fruto da conturbada e intermitente relação amorosa com George Sand — que de Musset se assume como um dos principais escritores românticos franceses.
O seu reconhecimento foi imediato, e a sua crescente fama acompanhada pela reputação de dandy tumultuoso. Escritor com um notável corpo de trabalho, que abarca teatro, poesia, contos e romances, de Musset morre durante o sono em 1857, após anos de alcoolismo e de doença cardíaca grave.
Ler mais