Partilhar

CITIUS - Processo Civil Electrónico

Rui Maurício

Indisponível



Desconto: 10%
21,80 € 24,23 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A PORTARIA N.º 114/2008, DE 6 DE FEVEREIRO, veio consolidar e ampliar a entrega de peças processuais através de uma plataforma tecnológica acessível através da Internet – denominada CITIUS –, alargando, assim, a realidade já existente para o requerimento executivo a outras peças e requerimentos, nomeadamente no âmbito dos processos cíveis. Desde 5 de Janeiro de 2009, o fluxo processual no âmbito do processo civil e laboral passou a ser eminentemente electrónico, abrangendo-se 75% dos processos judiciais de primeira instância. Nos primeiros meses de vigência deste alargamento, registaram-se milhares de actos práticos através do CITIUS, sendo que mais de 80% das peças e requerimentos apresentados pelos mandatários nos respectivos processos corresponde a entregas electrónicas (peças e documentos). Como qualquer ferramenta tecnológica, a usabilidade assenta na simplicidade e intuitividade. Contudo, algumas barreiras travam o utilizador – quer no âmbito tecnológico, quer no âmbito interpretativo da legislação em vigor. São essas barreiras que o presente guia pretende ajudar a ultrapassar. Um guia prático, devidamente estruturado e sistematizado, indispensável para um adequado e “descomplicado” uso da ferramenta tecnológica CITIUS.

Ler mais

Autor

Rui Maurício

Rui Maurício nasceu em 1967, no Lobito (Angola).

De África pouco se recorda. Uma das raras lembranças é a da viagem para Portugal, por mar, no paquete “Príncipe Perfeito” em 1974, e a de um cardume de peixes voadores em pleno Oceano Atlântico, num azul infindável, como um sonho.

Talvez esta imagem lhe tenha despertado a imaginação…

Desde criança que se lembra de inventar histórias, primeiro em forma de bandas desenhadas, mais tarde sobre a forma escrita, através de contos e pequenas crónicas.

Desde 1986 que vive no concelho de Cascais.

Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Foi promotor cultural, trabalhou em cenografia (produção), desceu em canoa quase todos os rios de Portugal.

Desde 1993 que trabalha na atividade seguradora.

Tem três livros editados: “Com o Fim à Vista” (2017), “A Ribeira que Corre para a Nascente” (2018) e o “Advir” (2020).

Porquê sermos só um, quando podemos ser dois ou três?

Ler mais