Este guia tem, uma razão de ser que deriva da imposição legal de, a partir de 5 de Janeiro de 2009, os actos processuais dos magistrados judiciais e do Ministério Público (MP) passarem a ser sempre praticados em suporte informático através do sistema CITIUS, como decorre do n.º 3 do artigo 28.º da Portaria n.º 114/2008, de 6 de Fevereiro , na redacção conferida pela Portaria n.º 457/2008, de 20 de Junho, e em conjugação com o disposto no artigo 17.º desse mesmo dispositivo legal.
Assim sendo, é também este o momento de contribuir e colaborar na efectivação daquele objectivo legal, o que, por certo, não será de instantâneo acolhimento e imediata aplicação.
Proponho, de forma breve, simples e justificada, guiar o "utilizador" (magistrado judicial ou do MP) através das ferramentas disponibilizadas nos Tribunais de modo a "aliviar" a tarefa porventura fácil para uns, mais custosa para outros de praticar actos processuais em suporte informático.
Ler mais
Rui Maurício
Nascido em 1973, no Sítio da Nazaré, vim para os subúrbios de Lisboa com 10 anos e na Metrópole cresci. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa (Clássica), com 22 anos, optei pelo exercício da Advocacia, profissão que abracei desde 1996.
No final de 2018, desapontado com o panorama da Justiça em Portugal e, em particular, da Advocacia, optei por fazer uma "pausa", por tempo indeterminado, cancelando a inscrição como Advogado.
2022 foi o ano de regressar às origens, sendo residente no Sítio da Nazaré.
Porém, a vida dá voltas e o tempo de reacção obriga-nos a adaptações rápidas e ajustes na vida. Em Setembro de 2023 e mantendo a residência na Nazaré, fui desafiado a desempenhar funções no Ministério da Justiça, vivendo como "migrante" entre Lisboa e a terra natal.
Ponto de viragem, entre outros, foi a realização de um curso de Culinária Macrobiótica no Instituto Macrobiótico de Portugal (Nível I), que levou a novas descobertas alimentares e um gosto crescente pela preparação de refeições equilibradas, simples e diferentes. Em 2019 realizei novo Nível (III) e elevei os conhecimentos nesta área.
O ano de 2019 iniciou com novos desafios, projectos em aberto e uma vontade de seguir em frente, pois a vida é um caminho de um sentido só!
Iniciado 2020 com grandes perspectivas de trabalho, a pandemia mundial (Covid19) veio baralhar tudo e todos! 2 meses de paragem forçada e uma incerteza de futuro deverão ser o mote para tempos desafiantes e cheios de novas descobertas! O Medo será vencido pela Esperança, Dedicação e Glória de viver!
O pós-pandemia, por assim dizer, mostrou a fragilidade do mundo e relativizou a vida. Quem pensar o contrário é tolo, estando no seu mais absoluto direito. O tempo é para se viver com intensidade e paixão e a partilha é uma dádiva do momento presente e para o futuro.
***
A realidade muda quando nós a fazemos mudar. Mudamos o pensamento e o resultado da nossa vida muda. 2022 foi o ano da mudança de residência para o sítio onde um dia nasci. O futuro reserva os desafios que se avizinham e é tempo de respirar a vida.
***
Concluído o estágio de advocacia em 1999, iniciei a carreira de Advogado em prática individual, instalando-me em escritório próprio até 2013, sediado em Loures. Passei pela experiência de Advogado Associado entre 2013 e 2015 numa Sociedade de Advogados em Lisboa. A 1 de Setembro de 2015 voltei à prática individual, partilhando um escritório com mais 3 Advogados e 3 estagiários. Em 2018, cancelei a minha inscrição como Advogado e concentrei as energias em projectos de caris empresarial, nomeadamente ligados ao turismo.
Os anos de 2022 e 2023 foram de consolição e crescimento do projecto iniciado em 2004 - o Portalforense - e procuro desafios complementares para seguir vivendo.
A par do exerício da Advocacia e em virtude das crescentes valências e conhecimentos que desenvolvi na área das Tecnologias de Informação e Comunição, tendo sido Gestor do Centro de formação Online da Ordem dos Advogados entre 2002-2013, sou fundador de uma micro-empresa de Consultoria e Formação na área das TIC, especialmente vocacionada em soluções para profissionais do Direito e que, em 2016, alargou a sua actividade à prestação de serviços na área da hotelaria e do turismo. Tive a honra e orgulho de presidir ao Instituto de Tecnologias da Justiça da Ordem dos Advogados, entre 2014 e 2016, cargo que mereceu público reconhecimento pela Bastonária da Ordem dos Advogados.
***
A vida traz as suas supresas e desafios e sem que nada o fizesse prever, em agosto de 2023, aceitei o desafio de iniciar funções de Técnico Especialista (Adjunto) no Ministério Justiça, funções que cessaram com o fim da XXIII Governo da República Portuguesa. Foi um privilégio e uma honra servir, ainda que por poucos meses, o Gabinete da Ministra da Justiça. Com orgulho recebi público louvor pelos serviços prestados.
Em virtude de tal nomeação e da legalmente exigida exclusividade de funções, encerrei a empresa da qual era sócio e gerente e cedi o projeto Portalforense a um colega que o adquiriu para lhe dar um novo rumo e destino, 20 anos depois da sua fundação. Novos caminhos se iniciaram neste virar de página.
Presentemente e após qualificação em concurso público para o efeito, exerço funções como Técnico Superior, na Direção-Geral de Política de Justiça.
Não podendo e não querendo estar indiferente ao Mundo que me rodeia, e porque se tornou essencial assumir um papel mais ativo na defesa da perservação e consolidação do Estado de Direito que gerações que me precederam conquistaram e construiram, decidi, em setembro de 2024, fundar e criar o MIC - Movimento de Intervenção Cívica - projeto que emerge da intenção, desejo e vontade de promover uma sociedade mais consciente, mais justa e mais sustentável. A missão do Movimento é fomentar ações cívicas germinadas a partir de 4 eixos que consideramos nucleares: Ambiente, Saúde, Justiça e Educação (ASJE). O projeto está materializado num website disponível em www.movimentocivico.eu e pretende ser um legado para as pessoas e em particular para as gerações vindouras que deverão defendera os valores da Liberdade, do Humanismo e da Solidariedade entre pessoas e povos.
Ler mais