Partilhar

Bárbaros e Iluminados: Populismo e Utopia no Século XXI

Jaime Nogueira Pinto

Em Stock



Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

2016 foi um ano de consternação para a opinião pública mundial. Líderes, políticos, académicos e os media internacionais não souberam explicar de forma convincente a razão das vitórias inesperadas do Brexit e de Trump, consideradas um cataclismo para a ordem política estabelecida. Em 2017, a votação surpreendentemente alta em Marine Le Pen nas presidenciais francesas, e uma série de vitórias de partidos considerados anti-sistema em países da Comunidade Europeia, confirmaram a força de uma nova dinâmica na política internacional, que se instala e que requer ser explicada.

EmBárbaros e Iluminados, o Professor Jaime Nogueira Pinto vem esclarecer esta grande perturbação do statu quo mundial. Descreve a crise profunda que afecta o mundo liberal globalizado e analisa as razões da crescente rebelião espontânea dos povos contra a elite internacional no poder. Recorre à História e às utopias para caracterizar quem nos tem governado - à sua formação, crenças, valores e ambições -, e traça o percurso dos movimentos populistas que se lhe têm vindo a opor, os perturbadores da ordem instituída.

Bárbaros e Iluminados é o livro de leitura obrigatória para quem queira ter uma visão integrada, profunda e fundamentada dos vários acontecimentos chocantes, aparentemente sem conexão entre si, dos últimos anos, mas que têm tido o condão de agitar fortemente a Europa, os Estados Unidos e o mundo global. Uma obra de grande actualidade e importância, escrito por um dos maiores escritores portugueses do momento.

Ler mais

Autor

Jaime Nogueira Pinto

Jaime Nogueira Pinto é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica, onde leciona cadeiras nas áreas das Ciências Políticas e das Relações Internacionais. Foi também professor na UCP e na Universidade Lusíada e conferencista no IDN, no IAEM, na Academia da Força Aérea e no Instituto Superior de Ensino Militar de Angola. É Presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Africana para a Cultura e membro da direção de várias associações ligadas à cooperação internacional na área euroamericana e do Mahgreb. É também membro de várias Fundações e Associações Políticas internacionais, como a Heritage Foundation (Washington DC) e o IEP. Publicou várias obras sobre História contemporânea portuguesa, (O Fim do Estado Novo e as Origens do 25 de Abril, A Direita e as Direitas, Introdução à Política). Foi administrador da Bertrand, S.A., diretor d’O Século e colaborador regular de orgãos da imprensa, rádio e televisão. Profissionalmente é administrador e acionista de empresas na área de business intelligence e aconselhamento estratégico, bem como de segurança privada. É casado com Maria José Nogueira Pinto e tem 3 filhos.

Ler mais