Partilhar

Salazar Visto Pelos Seus Próximos

Jaime Nogueira Pinto

Em Stock



Desconto: 20%
15,04 € 18,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Salazar é uma figura que não pode ser ignorada quando analisamos o panorama político português do século XX. Admirado por uns, odiado por outros, foi durante dezenas de anos apontado como culpado de todos os males que sucessivos presentes foram descobrindo. O seu legado revela-se cada vez mais incontornável e por isso importa conhecê-lo com profundidade. O autor deste livro pediu depoimento, sob a forma de questionário-tipo, a um vasto conjunto de colaboradores próximos de Salazar e foi recebendo de alguns resposta pronta e diligente, de outros, promessas incumpridas e, de outros ainda, recusas definitivas.
Finalmente reuniu um património significativo de apreciações, provenientes de 24 testemunhos que ex-Ministros e ex-colaboradores do estadista entenderam dar e que nos fornecem elementos essenciais sobre o «fator humano» de alguém que estamos sobretudo habituados a avaliar pela sua obra.

Ler mais

Autor

Jaime Nogueira Pinto

Jaime Nogueira Pinto é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica, onde leciona cadeiras nas áreas das Ciências Políticas e das Relações Internacionais. Foi também professor na UCP e na Universidade Lusíada e conferencista no IDN, no IAEM, na Academia da Força Aérea e no Instituto Superior de Ensino Militar de Angola. É Presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Africana para a Cultura e membro da direção de várias associações ligadas à cooperação internacional na área euroamericana e do Mahgreb. É também membro de várias Fundações e Associações Políticas internacionais, como a Heritage Foundation (Washington DC) e o IEP. Publicou várias obras sobre História contemporânea portuguesa, (O Fim do Estado Novo e as Origens do 25 de Abril, A Direita e as Direitas, Introdução à Política). Foi administrador da Bertrand, S.A., diretor d’O Século e colaborador regular de orgãos da imprensa, rádio e televisão. Profissionalmente é administrador e acionista de empresas na área de business intelligence e aconselhamento estratégico, bem como de segurança privada. É casado com Maria José Nogueira Pinto e tem 3 filhos.

Ler mais