Partilhar

As Palavras Repetidas - Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa

António Manuel Ferreira

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 1888, a história literária portuguesa foi enriquecida por três acontecimentos de grande importância: Eça de Queirós publicou Os Maias; no dia 13 de junho, nasceu Fernando Pessoa; e no inverno morreu, em Paris, Carlos Fradique Mendes. Trata-se de três factos muito distintos, mas, na verdade, existe entre eles uma subtil linha de coesão, que apenas pode ser atribuída aos insondáveis caprichos do destino.

Eça e Pessoa têm tido detratores de diversificada tipologia, desde os meros companheiros de ofício, incapazes de lidar em silêncio com a angústia da influência, até leitores seduzidos por coordenadas estéticas de divergente natureza. No entanto, a realidade transcontinental da língua portuguesa parece não ter grandes dúvidas acerca da importância cultural de Eça e de Pessoa, apenas suplantada por Camões.


Ler mais

Autor

António Manuel Ferreira

António Manuel Ferreira é professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Aveiro. Tem colaborado também em cursos de Pós-graduação (mestrado e doutoramento) em

Moçambique e no Brasil. Organizou a edição das Obras Completas de Branquinho da Fonseca, publicadas pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2010, em defluência da sua tese de doutoramento, igualmente editada pela Imprensa Nacional, em 2004: Arte Maior: os contos de

Branquinho da Fonseca. Fundou e dirige a revista Forma Breve e a série de volumes temáticos Voltar a Ler. Em 2012 publicou na Opera Omnia o livro Sinais de Cinza – Estudos de Literatura.

Ler mais