Partilhar

Desconto: 10%
36,00 € 40,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No âmbito da Coleção Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, fica agora disponibilizado o título mais conhecido, celebrado e estudado do autor: Os Maias.

Correspondendo a um pedido do diretor do Diário de Portugal, o autor enceta uma narrativa prevista para inserção em folhetins neste periódico. Constatando a riqueza da trama e tendo em conta o seu sentido de exigência, o escritor suspende a publicação para se dedicar à escrita de um verdadeiro romance que irá atravessar um longo período de dez anos de trabalho até dar à estampa.
O romance conta-nos a história da família Maia, ao longo de três gerações representadas por Afonso, Pedro e Carlos da Maia e desenvolve-se basicamente em duas linhas de ação: a primeira em torno do amor incestuoso (inconsciente) entre Carlos da Maia e sua irmã desaparecida aquando da separação dos pais, e a segunda retrata a vida ociosa da burguesia Lisboeta da segunda metade do século XIX.

A presente edição crítica resulta do trabalho conjunto de dois investigadores, o responsável pela coleção (Professor Carlos Reis) e a co-editora Professora Maria do Rosário Cunha.

Ler mais

Autor(es)

Eça de Queiroz

Ler mais

Carlos Reis

CARLOS REIS é professor catedrático da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, sobretudo no domínio dos estudos queirosianos. Autor de mais de vinte livros (último em data de publicação: Dicionário de Estudos Narrativos, 2018), ensinou em diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (17 volumes publicados) e coordenou a História Crítica da Literatura Portuguesa (9 volumes). Foi diretor da Biblioteca Nacional, reitor da Universidade Aberta e presidente da European Associations of Distance Teaching Universities. É membro da Real Academia Española e da Academia das Ciências de Lisboa. Foi distinguido com os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020). Presentemente é coordenador científico do Centro de Literatura Portuguesa.

Ler mais

Maria do Rosário Cunha

Ler mais