Partilhar

Ao Sabor dos Ventos

Gilda Barbosa

Em Stock



Desconto: 10%
14,94 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No ano do centenário da cidade de São Filipe, eis um pequeno contributo para o comemorar deixando algo que, embora muito simples, será um marco, uma presença, para além dos tempos – «Ao Sabor dos Ventos».

Neste livro encontra o leitor um pouco de tudo, sobretudo sobre a ilha do Fogo, mas também algumas reflexões que fazem parte integrante de quem o escreveu e, finalmente, um cheirinho a Coimbra, que está muito ligada ao Fogo, na pessoa da autora, e também de alguns dos seus amigos que gostariam que toda a praxe desse tempo ficasse registada no livro.

De facto, o leitor terá ocasião de – ao ler os temas aqui insertos em capítulos – (re)conhecer o Fogo e a sua gente através de: o quotidiano das famílias que habitaram outrora os sobrados, as casas da cidade e do campo, arrabaldes de São Filipe; as classes sociais; os Santos populares e as festas das bandeiras; as capelas como grandes propriedades rurais; o património religioso construído, – público e privado – as igrejas, as capelas e os cemitérios.

Ler mais

Amostra

Autor

Gilda Barbosa

GILDA MARTA DE VASCONCELOS VICENTE BARBOSA nasceu na cidade de São Filipe, Ilha do Fogo, onde fez os estudos primários. Frequentou o Liceu Gil Eanes, em Mindelo, São Vicente, seguindo depois para Coimbra, Portugal, onde frequentou a Universidade de Coimbra tendo-se licenciado em Ciências Matemáticas e feito o Curso de Ciências Pedagógicas, este, durante os dois anos em que deu aulas como professora de Matemática num Colégio privado, em Abrantes. Em 1963 regressou definitivamente a Cabo Verde, tendo leccionado no então “Liceu Adriano Moreira” e no “Seminário Diocesano de São José”, ambos na Praia. Em 1977 transferiu-se para o “Trabalho Social da Igreja”, onde permaneceu até Dezembro de 1995, mês e ano em que se aposentou como Secretária-Geral da Cáritas Cabo-verdiana, função que desempenhou durante os seus últimos quinze anos. De 1984 a 1988 foi membro da então “Comissão Pontifícia Justiça e Paz” um dos Dicastérios Pontifícios do Vaticano. Colaboradora assídua do Jornal «Terra Nova», desde a sua fundação, foi “cronista-residente” do mesmo, de 1996 a 2012. Vive actualmente na sua Ilha-Natal para onde se transferiu desde a sua aposentação.

Ler mais