Daniel Medina

Nasceu em Santo Antão – Cabo Verde e é professor universitário, jornalista, escritor, formador e investigador.

No âmbito literário é presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras e Vice-Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Autores e Membro da União Internacional dos Escritores Lusófonos. Tem vários livros publicados nas áreas da pedagogia, poesia e prosa. Tem inúmeras participações em livros e revistas científicas ligadas à política, educação, comunicação/jornalismo, psicologia e literatura.

Na academia, presentemente é presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde, tendo já desempenhado os cargos de Reitor da Universidade Intercontinental de Cabo Verde, Presidente do Conselho Científico, Reitor interino da Lusófona em Cabo Verde e coordenador de vários cursos. Foi professor universitário em Portugal de 1994 a 2005.

A nível da comunicação social, foi diretor de duas rádios em Portugal. Diretor da TCV, diretor do “Jornal de Cabo Verde”, apresentador de programas televisivos e radiofónicos na RTC. É neste momento o presidente do Conselho Independente da RTC e docente na áreas de jornalismo, línguas e ciências do comportamento.

No espaço da investigação é Membro da Associação Francesa de Terminologia e Investigador do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, tendo desenvolvido e colaborado em vários projetos internacionais.

O PULSAR DAS PALAVRAS é um exercício de “Olhar os Livros dos Outros”. É que as conexões humanas estendem-se também aos livros. Ao mergulhar em alguns escritos, o autor sentiu necessidade de fazer uma pequena reflexão sobre os mesmos. Não em forma de crítica literária, mas, sim, da perceção ou sentimento que essas leituras lhe proporcionaram. Nessas, ainda, destaque para os livros que lhe foram entregues para apreciar, visando a sua apresentação pública. Inclusos, também, alguns dos mais recentes prefácios feitos.

De acordo com o escritor e prefaciador António Ludgero Correia “As páginas desta obra dão-nos conta de um intelectual híper generoso, que não foge às solicitações de seus contemporâneos, que tem a exata noção do que dele se espera, que sacrifica o seu período de repouso para que outros possam se banhar nas luzes da ribalta. Medina mergulha nos projetos que lhe submetem buscando sacar o essencial das ideias de seus autores, ideias que por vezes estão bem enterrados lá no fundo. Com isso, ele nos permite abordar as obras com um ferramental que torna muito mais fácil a interação entre o leitor, o autor e seu universo e a obra respetiva”.

Formação académica: Doutor em Ciência Política pela Universidade de Santiago de Compostela, Mestre em Linguística pela universidade Nova de Lisboa, Pós-Graduado em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra, Licenciatura em Jornalismo Internacional pela Escola de Jornalismo do Porto.

Sobre o autor


  • Filtrar por: