Partilhar

Desconto: 20%
17,52 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Iniciados, em 1996, os Colóquios Luso-Galaicos sobre a Saudade tiveram a sua quinta edição em 2016, que decorreu, de 7 a 9 de Junho, em Lisboa, em Viana de Castelo e em Vigo, com a participação de cerca de três dezenas de investigadores e estudiosos dos dois lados do rio Minho.

Porque, em 2016, se cumpriam vinte anos sobre o falecimento de Afonso Botelho (1919-1996), personalidade maior da reflexão sobre o sentimento saudoso, foi decidido dedicar a primeira parte deste quinto Colóquio ao estudo da sua figura, pensamento e obra, que foram objecto de cerca de uma dezena de comunicações. O presente volume inclui ainda, em anexo, meia dezena de cartas de Afonso Botelho para António Telmo que se guardam no espólio deste último, com transcrição, organização, introdução e notas de Pedro Martins.

Tal como aconteceu nos quatro Colóquios anteriores, realizados, respectivamente, em 1996, 2002, 2008 e 2011, as cerca de duas dezenas restantes de comunicações versam diversos temas e autores da rica problemática filosófica da saudade.

Promovidos pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, este quinto Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade realizou-se em parceria com o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (RG "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal"), a Universidade Católica Portuguesa (CEFi: Porto), o Centro Português de Vigo e a Universidade de Santiago de Compostela (Facultade de Filosofía: Departamento de Lóxica e Filosofía Moral), tendo ainda beneficiado, como anteriores, do apoio da Câmara Municipal de Viana de Castelo, apoio que, mais uma vez, penhoradamente se agradece.

António Braz Teixeira

Ler mais

Autor(es)

António Braz Teixeira

Ler mais

Maria Celeste Natário

Ler mais

Renato Epifânio

Renato Epifânio é Professor Universitário; Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; investigador na área da “Filosofia em Portugal”, com dezenas de estudos publicados, desenvolveu um projecto de pós-doutoramento sobre o pensamento de Agostinho da Silva, com o apoio da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além de ser responsável pelo Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa: www.bibliografiafilosofica.webnode.com; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho; autor das obras Visões de Agostinho da Silva (2006), Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (2007), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (2008), Via aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (2009), A Via Lusófona: um novo horizonte para Portugal (2010), Convergência Lusófona (2012/ 2014/ 2016), A Via Lusófona II (2015), A Via Lusófona III (2017) e A Via Lusófona IV (2019). Dirige a Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI e a Colecção de livros com o mesmo nome (Zéfiro). Preside ao MIL: Movimento Internacional Lusófono desde a sua formalização jurídica (2010). É, desde 2021, Membro do Conselho Supremo da SHIP: Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Ler mais