Partilhar

A Musa Irregular

Fernando Assis Pacheco

5 dias

Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os poemas completos de Fernando Assis Pacheco na colecção de Pedro Mexia.

Fernando Assis Pacheco foi uma das mais singulares personalidades da cultura portuguesa do século XX. Escritor que se destacou em vários géneros literários, jornalista que marcou uma geração, F.A.P. deixou um legado de importância inegável.
Esta «edição aumentada» de A Musa Irregular – título que o próprio F.A.P. deu à única reunião que fez da sua poesia, em 1991 – reúne os livros de poemas publicados em vida do autor (de Cuidar dos Vivos, em 1963, a Desversos, em 1990), bem como o volume póstumo Respiração Assistida (2003) e ainda um conjunto de poemas inéditos, intitulado Lote de Salvados. Toda a produção poética de F.A.P. num só volume.

Organização de Abel Barros Baptista.
Posfácio de Manuel Gusmão.

Ler mais

Autor

Fernando Assis Pacheco

Fernando Assis Pacheco (1937-1995) nasceu em Coimbra, cidade onde se licenciou em Filologia Germânica e onde viveu até iniciar o serviço militar, em 1961. Na juventude, foi actor de teatro e redactor da revista Vértice. Cumpriu parte do serviço militar em Portugal, tendo seguido como expedicionário para Angola, onde esteve até 1965. Nunca conheceu outra profissão que não fosse o jornalismo: deixou a sua marca de grande repórter no Diário de Lisboa, na República, no Jornal de LetrasArtes e Ideias, no Musicalíssimo e no Se7e, onde foi diretor-adjunto. Foi também redator e chefe de redação de O Jornal, semanário onde durante dez anos exerceu crítica literária, e colaborador da RTPCuidar dos Vivos (1963) foi o seu livro de estreia. Entre os demais livros que publicou, encontram-se Variações em SousaWalt e Trabalhos e Paixões de Benito PradaA Musa Irregular ? Edição aumentada reúne toda a sua produção poética e inclui vários inéditos. Assis Pacheco traduziu para português Pablo Neruda e Gabriel García Márquez. Morreu a 30 de novembro de 1995, à porta de uma livraria.

Ler mais