Partilhar

Para que Serve o PCP?

Adelino Cunha

Em Stock



Desconto: 20%
14,16 € 17,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O PCP nasceu em 1921 e sofreu sucessivas crises internas durante o complexo processo de fundação e de reconhecimento como destacamento nacional do movimento comunista. Ao longo destes mais de 100 anos, resistiu à ditadura do Estado Novo e à reversão do processo revolucionário de 1974, aguentou o impacto da queda do muro de Berlim e a vaga de dissensões internas, enfrentou a implosão da União Soviética e, desde 2022, interpreta a guerra da Rússia contra a Ucrânia no quadro emocional e geográfico da antiga pátria do socialismo. Como é que o PCP sobrevive a tudo isto?

Apesar de todos os abalos que continua a sofrer um pouco por todo o mundo, só o tempo dirá se o presente refluxo dos sistemas socialistas corresponde a uma dinâmica da extinção da própria ideia ou se as desigualdades e as crises do sistema capitalista continuarão como penhor de sobrevivência do marxismo-leninismo.


Ler mais

Autor

Adelino Cunha

Historiador, investigador e professor de História Contemporânea, Adelino Cunha doutorou‑se em História Contemporânea no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (Instituto de Ciências Sociais, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade Católica Portuguesa); é doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade NOVA de Lisboa e integra o Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa como investigador-integrado. Exerceu as funções de Pró-Reitor da Universidade Europeia, é professor de História Contemporânea e coordenador da área científica. É autor dos livros A Ascensão ao Poder de Cavaco Silva; António Guterres – Os Segredos do Poder; Os Filhos da Clandestinidade – História da Desagregação das Famílias Comunistas no Exílio; Júlio de Melo Fogaça – Biografia; Álvaro Cunhal – Retrato Pessoal e Íntimo.

Ler mais