Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2024
- ISBN: 9789895664573
- Número de páginas: 226
- Capa: Brochada
Sinopse
Eram os gritos do alferes JB que ecoavam no kimbo enquanto conduzia um dos veículos contra os parcos utensílios que permaneciam à volta das cubatas, bancos e mesas rudimentares, pilões, estendais e algumas roupas penduradas, a maior parte dos próprios militares que pagavam a algumas mulheres pela lavagem... Foram muitos os atropelamentos e vários jovens e algumas mulheres e idosos ficaram estendidos pelo chão ensanguenta- dos contorcendo-se com dores.
Acercou-se da cubata maior, do soba da aldeia, e pegou-lhe fogo. Quando os seus residentes saíram foram todos barbaramente atropelados e esmagados e aos que ficaram feridos amarraram-lhes as pernas ou os braços e arrastaram-nos pela aldeia com tamanha violência que alguns membros foram arrancados dos seus corpos
***
Nzambi é o deus supremo do povo quioco, aquele que fez todas as coisas visíveis e invisíveis e comanda todos os espíritos da savana. Os quiocos habitam o leste de Angola e as regiões adjacentes da República do Congo e da Zâmbia. Derivaram da secessão da nação Lunda-Chokwé que por sua vez tivera origem na grande nação Bantu que se estendia entre os grandes lagos e o deserto do Sahara.