Partilhar

Memórias de um Combatente

José Ferreira

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Quero dedicar

A todos os militares

Que por terra, mar e ar

Cumpriram o serviço militar no Ultramar

Avé Pátria Lusitana

Toda cheia de beleza

Que na sua bravura insana

Há uma chama sempre acesa

Hino dos Sapadores

(Tancos)

“Tigres tesos e leais

Somos nós os sapadores

De tudo somos capazes

À Pátria temos Amor”

Ler mais

Autor

José Ferreira

O autor José Ferreira nasceu em 6 de janeiro de 1945, no Lugar da Fraga de Corvo, freguesia e concelho de Resende.

Frequentou a escola primária na Livração, na Vila de Resende.

Aprendeu a arte de carpintaria no concelho, onde realizou várias obras. Ofereceu-se como voluntário para tirar a formação de bombeiro, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Resende, tendo essa instrução sido muito exigente, relembrando o zelo do subchefe Santos Júnior de Lamego. Aos dezoito anos deslocou-se para Aveiro, dando continuidade à atividade de carpintaria.

Foi incorporado a 3 de maio de 1966, no Regimento de Infantaria n.º 14, em Viseu para fazer a recruta. Frequentar o Curso de 1.º cabo no Regimento de Infantaria n.º 2, em Abrantes, onde tirou a especialidade de Sapador. Recebeu instrução de campo em Santa Margarida e Tancos. Foi promovido a 1.º Cabo em 21 de janeiro de 1967. Seguiu para o Regimento de Infantaria n.º 15, em Tomar; mais tarde para o Regimento de Infantaria n.º 6, na Senhora da Hora e volta ao Regimento de Infantaria n.º 15, em Tomar.

Foi mobilizado quando se encontrava no Quartel-General da Primeira Região Militar do Porto.

Cumpriu uma Comissão de Serviço Militar Obrigatório 1965/1967, como 1.º Cabo sapador, em Angola (Bessa Monteiro e Maquela do Zombo), pertencendo à CCS/Batalhão de Caçadores 1902.

Após o serviço militar, ficou em Luanda, onde exerceu a sua profissão de carpinteiro. Estabeleceu-se por conta própria. Foi responsável por muitas obras públicas em Luanda, na Vila Artur de Paiva e em algumas grandes fazendas da região.

Casou em 1972 com uma transmontana que se encontrava a residir em Luanda.

Ler mais