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Sinopse

Que diria hoje Abel Salazar do espírito humano e da humanidade? E da Europa e da sua crise? E da sua impotência e (in)vontade de se resolver a si própria, às crises que a consomem e cercam e aos dramas humanitários que a povoam? A persistência dos paradoxos, e mais ainda, dos chocantes absurdos imperam agora, sobrepondo-se, dominando. E a Europa, passou do paradoxo da diversidade e do compromisso que parecia ter encontrado nas últimas décadas para se constituir a si mesma um paradoxo. Até quando? Por quanto tempo? Abel Salazar publica A Crise da Europa no início da década de 40 do século XX. Em plena II Guerra Mundial e significativamente incluído na Biblioteca Cosmos dirigida por Bento de Jesus Caraça. Não é, com certeza, dos seus textos mais afamados; nem encontrou, tão pouco, expressivo acolhimento público. As razões do relativo desinteresse apontadas por Norberto Ferreira Cunha, sem dúvida o mais eminente estudioso e conhecedor da vida e obra de Abel Salazar, levam-no a considerar ‘A Crise da Europa uma obra que, pela predisposição psicológica do contexto em que apareceu e pela sua fragilidade factológica e epistemológica, não só não beliscava, seriamente, a ditadura e os seus esteios ideológicos, mas estava mesmo longe de satisfazer os arraiais da oposição’. Mesmo ponderando a intenção da composição de um texto suficientemente hermético, ou codificado, para escapar à lupa repressiva e censória do Estado Novo, o que resultou patenteia na verdade a vulnerabilidade da interpretação sistémica, de ambição universalista, advogada neste contexto por A. Salazar. E mais não será necessário adiantar quanto à formulação proposta de ambição explicativa de toda a mecânica da história, organicista e evolucionista. Nada se diminui ou retira ao interesse histórico ou mesmo ao estímulo intelectual que A Crise da Europa encerra, nomeadamente pelas reflexões decorrentes das leituras, caracterizações e interpretações propostas por A. Salazar. Da mesma forma se mantém a valorização da prosa e da sua estética formal, espelho da erudição e do ecletismo de Abel Salazar que, uma vez mais, inscreve a tensão da angústia da compreensão do Homem e do Universo que sempre transportou.

Maria Fernanda Rollo (Prefácio)


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Autor

Abel Salazar

Abel de Lima Salazar nasceu em Guimarães, em 1889 e faleceu em Lisboa, em1946.

Cientista, professor, pedagogo, investigador, artista e resistente ao regime salazarista português que lecionou e investigou na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Ficou célebre a sua expressão: “Um médico que só sabe medicina, nem medicina sabe” – que é a ilustração da sua personalidade polivalente.

Doutorou-se em 1915 na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a tese Ensaio de Psicologia Filosófica, classificada com 20 valores. Contratado em 1916, foi nomeado professor extraordinário em 1917 e professor ordinário em 1918, ficando a seu cargo o ensino da Histologia e Embriologia, que exerceu até 1935, data em que foi afastado através de uma resolução do Conselho de Ministros. O afastamento forçado da vida académica intensifica a dedicação à atividade artística que já vinha desenvolvendo, apesar de não ter formação académica na área das artes, desenvolveu uma extensa obra no desenho, na pintura, na gravura e na escultura. As suas obras tanto retratam trabalhadores em contexto urbano e rural, como também cenas do quotidiano burguês onde retrata mulheres em atividades sociais e de lazer.

A sua estadia em Paris, entre março e setembro de 1934, foi, em certa medida, uma experiência penosa para Abel Salazar. Não parecessem “todos os seus percursos (…) todos os sítios que visita – museus, palácios, exposições, todos os sítios onde para (…)” envolvidos “por um véu deprimente e negativo”, a que chamava "cafard", conforme relata Irene Ribeiro no prefácio desta obra. Foi este o sentimento que o invadiu “ao longo de toda a permanência em França”, durante a qual se dedicou “afincadamente” à sua área de investigação e “deambulou por Paris”. Abel Salazar terá vivido aquele período “mais como um exílio do que como um tempo de alegre intercâmbio intelectual – científico, filosófico e artístico”.

Os seus últimos 25 anos de vida foram passados na que é agora a Casa-Museu Abel Salazar, pensada por amigos e admiradores do patrono como a maior homenagem que podiam prestar.


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