Partilhar

60 Poemas [mais um]

Jorge C. Ferreira

Em Stock



Desconto: 10%
12,16 € 13,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Terminava o ano de 2013. Voei para Bristol para passar o Natal, o Ano Novo e os aniversários, meu e da minha sobrinha. Levei comigo um livro de José Tolentino Mendonça, Nenhum Caminho Será Longo. Para uma teologia da amizade. Livro que adorei. Uma caminhada que fiz com muita alegria.

Com o livro, um bloco com o mesmo título gravado a negro na negra capa. Um bloco com folhas brancas, cada uma delas encimada por epígrafes. (...) Escrever um texto ou um poema em cada folha, à volta da ideia de cada frase, sem nenhuma obrigação especial, foi vontade que logo me assaltou."

Jorge C. Ferreira, do prelúdio

Não sei se alguém espera por mim

Não sei nada sobre o fim do mundo

Sou a árvore parada

na placa grande

da minha antiga rua

Sou a terceira cova

do jogo do berlinde

excerto do poema 60

Ler mais

Autor

Jorge C. Ferreira

(n. 1949, Lisboa) aprendeu a ler com o Diário de Notícias antes mesmo de ir para a escola. Fez o Curso Comercial na velhinha Veiga Beirão e ingressou na vida activa com apenas 15 anos. Habituado às palavras, desde cedo escolheu um canto do sótão para praticar a escrita. Foi bancário durante 36 anos. Tem frequentado oficinas de poesia e cursos de escrita criativa. Como autor, participou na Antologia Poética luso-francófona À Sombra do Silêncio/ À L'Ombre du Silence, e também na Antologia galego-portuguesa Poetas do Reencontro. Publica, desde 2014, uma crónica semanal no Jornal de Mafra. Em 2019 publicou com a chancela da Poética a obra A volta à vida à volta do mundo, obra que reúne os textos escritos ao longo da sua viagem de mais de 3 meses à volta do mundo. Colaborou nas antologias A norte do futuro. Homenagem poética a Paul Celan no centenário do seu nascimento (2020), Sou tu quando sou eu. Homenagem à amizade(2021),e Água, silêncio e sede. Homenagem a Maria Judite de Carvalho (2021), todas editadas com a chancela da Poética. Conta ainda com uma outra participação na antologia Ser Mulher IV. As palavras (livro solidário, Mosaico de Palavras Editora, 2021).

Ler mais