Partilhar

União de Facto e Património - Eventuais Desequilíbrios Derivados da Escassa Regulação dos Efeitos Patrimoniais do Instituto

Monografias Jurídicas

Sofia Ferreira da Costa

Em Stock



Desconto: 10%
20,61 € 22,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A pertinência da união de facto na sociedade exige que, no momento da dissolução da mesma, o destino a atribuir às massas patrimoniais possa estar previsto em nome de mais certeza, segurança e justiça.

A necessidade de um novo instrumento legislativo nesta matéria tornou-se, por isso, inegável. Gizámos um eventual modelo que pudesse constituir um contributo para uma melhor solução jurídica e, imbuídos nesse espírito, indagámos face às soluções encontradas em outros ordenamentos jurídicos, nomeadamente, a solução encontrada pelo ordenamento jurídico francês.

Considerando o cariz eminentemente pessoal da relação de união de facto, julgamos que o instituto tem dignidade suficiente para poder ter uma regulamentação jurídica própria e devidamente adequada. As soluções atualmente praticadas não encontram o grau de adequação exigido e indicado para um instituto tão expressivo na sociedade como a união de facto.


Ler mais

Amostra

Autor

Sofia Ferreira da Costa

Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2021 e Mestre em Direito das Crianças, Família e Sucessões pela Universidade do Minho em 2023, tendo sido premiada pela mesma universidade pela melhor dissertação de mestrado de 2023.


Ler mais