José Maria Fernandes Pires

José Maria Fernandes Pires é doutorado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. É também Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra.
Integrou o grupo de trabalho que concebeu os anteprojetos da Reforma da Tributação do Património de 2003/2004 e foi o coordenador nacional do Núcleo de Implementação da Reforma dos Impostos Sobre o Património (NIRIP) da administração fiscal. 
Liderou as reformas da Justiça Tributária, da Modernização da Administração Tributaria e a conceção e a implementação do sistema e-fatura. 
É docente do ensino superior, em especial na Faculdade de Economia do Porto, na Porto Business School, no ISCTE, no ISEG, na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto Politécnico de Leiria. Foi dirigente superior da administração tributária durante 32 anos e desempenha atualmente funções no Centro de Estudos Fiscais.
É Expert do Fiscal Affairs Department, do FMI.
É autor dos livros “Lições de Impostos Sobre o Património e do Selo-3.ª edição”, ed. Livraria Almedina, Coimbra, 2016, da “Lei Geral Tributária Comentada e Anotada”, ed. Livraria Almedina, 2016 e “O Adicional ao IMI e a Tributação Pessoal do Património”, ed. Livraria Almedina, 2017, e obteve a menção honrosa atribuída pela Associação Fiscal Portuguesa, pelo trabalho de investigação sob o título “Por um Contencioso Tributário de Plena Jurisdição”. É também autor de diversos artigos científicos e de opinião, publicados em várias revistas e órgãos de comunicação social. 



  • Filtrar por:

Não encontrou o que procura ?

Utilize o nosso formulário de Pedido de Livros