Partilhar

Uma Campanha Americana: Humberto Delgado e as presidenciais de 1958

Joana Reis

Em Stock



18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Toda a história da campanha presidencial de Humberto Delgado: a maior ameaça democrática que o Estado Novo enfrentou .

Em 1958, em plena ditadura, as eleições preparavam-se para ser mais uma encenação para manter aparências. Mas, ao contrário do que Salazar desejaria, a corrida para a Presidência da República foi um agitar sem precedentes das águas paradas do Estado Novo: Humberto Delgado, um homem do regime e militar no activo, juntou-se à oposição e candidatou-se, apesar da censura, das intimidações da PIDE e do desfecho previsível e condicionado nas mesas de voto.

Influenciado pelos anos que viveu nos EUA, o «General sem Medo» lançou-se numa campanha com um profissionalismo comunicacional inédito no país, de aproximação às pessoas, com slogans e soundbites que perduraram muito além do período eleitoral – como «Obviamente, demito-o» ou «o medo acabou» –, e encheu praças e auditórios pelo país numa onda de entusiasmo democrático há muito apagado. Como este livro reconstitui, a campanha de Humberto Delgado foi um verdadeiro «terramoto político», e a maior ameaça que o Estado Novo enfrentou nos seus 40 anos de existência. 

Ler mais

Autor

Joana Reis

Joana Reis (1980) é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma instituição. É jornalista de política na CNN Portugal. Antes passou pela TVI,  onde apresentou o programa Ephemera – Objectos com História (TVI24). É autora de várias obras dedicadas à história política contemporânea portuguesa.

Ler mais