Partilhar

A Transição Impossível -  A Ruptura de Francisco Sá Carneiro com Marcello Caetano

Joana Reis

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
13,52 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro parte da ruptura de Francisco Sá Carneiro com Marcello Caetano para explicar a impossibilidade de transição de um regime autoritário para a democracia em Portugal, nos anos em que Marcello esteve à frente dos destinos do país (1968-74).
A subida ao poder do novo Presidente do Conselho suscitou enormes expectativas de mudança, mas a esperança de abertura do regime depressa caiu por terra.
Explorando o que falhou e os motivos pelos quais fracassou o processo de transição ansiado por muitos, ocupa lugar cimeiro o argumento de que Marcello Caetano foi sempre um homem avesso à democracia, que se manteve inconvertível até ao fim.
A guerra no Ultramar como entrave para a liberalização, a falta de entendimento com a «ala liberal» e a possibilidade de ter havido equívocos iniciais entre personalidades do regime e aqueles que aceitaram integrar, na qualidade de independentes, as listas da União Nacional nas eleições de 1969 são aqui também destacadas.
O livro percorre a luta da «ala liberal», defensora de uma transição de regime pacífica e faseada, vinda de dentro, mostrando a revisão constitucional de 1971 e as eleições presidenciais do ano seguinte como as grandes oportunidades perdidas por Marcello Caetano – ensejo para uma transição de regime que, sob o seu comando, se revelava impossível.

Ler mais

Autor

Joana Reis

Ler mais