Partilhar

Um Século de Problemas

José Medeiros Ferreira

Indisponível



Desconto: 20%
5,63 € 7,04 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Pretende-se com este livro voltar ao exercício de uma história problemática que não seja desviada dos seus objectivos pelo gosto da narração, pela necessidade interpretativa ou pela mera disposição dos documentos ou seja exercer uma actividade de investigação que escolha as questões a tratar.

Um Século de Problemas – Da União Ibérica à Comunidade Europeia traça numa larga perspectiva alguns dos grandes momentos das relações entre os dois Estados peninsulares nestes últimos cem variáveis anos.

Quaisquer que tivessem sido as tentações de aproximação ibérica por parte dos responsáveis portugueses, estas consistiam essencialmente na constituição de uma entidade política peninsular suficientemente forte para se opor às outras.

Esta posição só faria sentido enquanto a Espanha mantivesse uma atitude independente face às outras potências e continuasse auto-centrada sobre a península ibérica. Caso Madrid se orientasse para o estabelecimento de alianças extra-peninsulares coincidentes com as dependências de Lisboa, todo o entendimento ibérico se faria em detrimento da saliência internacional de Portugal e deixaria de fazer sentido como factor de afirmação da soberania lusa no concerto das nações.

Assim o sistema de alianças internacionais de Portugal até à entrada do País na Comunidade Europeia destinou-se a diferenciar as funções estratégicas do território português das funções estratégicas de Espanha, ou ainda a anular as funções estratégicas da Península.

Um outro problema que se analisa neste trabalho é o da interligação entre regimes políticos e relações luso-espanholas.

Deste modo este livro tem por objecto um dos temas históricos mais doutrinários e políticos da história de Portugal: as nossas relações com a Espanha.

Ler mais

Autor

José Medeiros Ferreira

(1942 - 2014) Licenciou-se em História, pela Universidade de Genebra, em 1972, e doutorou-se em História Institucional e Política (Universidade Nova), em 1991. Foi assistente na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra (1972-1974) e assistente convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (1981-1991), onde passou a professor auxiliar (1991-1999). É professor associado da mesma faculdade desde 1999, membro do Instituto de História Contemporânea, e preside ao Conselho Geral da Universidade Aberta (desde 2009). Deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976), foi Ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional, assinou a Adesão da República Portuguesa ao Conselho da Europa assim como à Convenção Europeia dos Direitos Humanos em 1976 e preparou com êxito o pedido de Adesão à CEE em 1977. Depois, como deputado da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa desde 1995 a 2005, foi vice-presidente desta entre 1999 e 2002. Antes fora eleito deputado ao Parlamento Europeu quando da adesão de Portugal e até 1989. Também foi presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República na Legislatura de 1995 a 1999 Como professor universitário regeu as disciplinas de História Política Europeia no Mestrado de História Contemporânea da FCSH da UNL entre 1990 e 1995, e de Relações Euro-Atlânticas no Mestrado de Relações Internacionais na Universidade dos Açores entre 2000 e 2011. Convidado para inúmeros colóquios, seminários e conferências, publicou diversa obra sobre temáticas europeias e internacionais que constam da sua bibliografia. Colabora assiduamente em jornais, revistas e televisão e continua a investigar sobre questões europeias. A organização europeia é um dos núcleos mais densos do seu estudo e actividade.

Ler mais