Partilhar

Obras Escolhidas de Medeiros Ferreira - volume 1 - Portugal Contemporâneo - História Política e Institucional

Obras Escolhidas de José Medeiros Ferreira

José Medeiros Ferreira

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
22,41 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este primeiro volume da coleção Obras Escolhidas de Medeiros Ferreira, organizado por Maria Inácia Rezola e com um estudo introdutório da sua autoria, reúne textos de História Política e Institucional publicados de modo disperso por José Medeiros Ferreira, entre o início dos anos 80 até 2013. Alguns destes textos tiveram origem na sua participação em colóquios, seminários, conferências e outros tipos de encontros científicos realizados em Portugal e no estrangeiro. Outros foram redigidos expressamente para integrar obras colectivas coordenadas por terceiros. Da tipologia diversificada de textos presente nesta colectânea constam igualmente artigos de revistas académicas da especialidade, bem como alguns prefácios que José Medeiros Ferreira foi convidado a escrever.
Um dos objectivos de reunir este conjunto de textos tão diversificados foi o de recuperar e dar uma nova vida a um material riquíssimo que, de outra forma, corria o risco de se perder. Paralelamente, o facto de se agruparem, num único volume, textos publicados dispersamente tem ainda a vantagem de lhes conferir uma coerência que, de outra forma, não era perceptível.

Ler mais

Autor

José Medeiros Ferreira

(1942 - 2014) Licenciou-se em História, pela Universidade de Genebra, em 1972, e doutorou-se em História Institucional e Política (Universidade Nova), em 1991. Foi assistente na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra (1972-1974) e assistente convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (1981-1991), onde passou a professor auxiliar (1991-1999). É professor associado da mesma faculdade desde 1999, membro do Instituto de História Contemporânea, e preside ao Conselho Geral da Universidade Aberta (desde 2009). Deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976), foi Ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional, assinou a Adesão da República Portuguesa ao Conselho da Europa assim como à Convenção Europeia dos Direitos Humanos em 1976 e preparou com êxito o pedido de Adesão à CEE em 1977. Depois, como deputado da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa desde 1995 a 2005, foi vice-presidente desta entre 1999 e 2002. Antes fora eleito deputado ao Parlamento Europeu quando da adesão de Portugal e até 1989. Também foi presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República na Legislatura de 1995 a 1999 Como professor universitário regeu as disciplinas de História Política Europeia no Mestrado de História Contemporânea da FCSH da UNL entre 1990 e 1995, e de Relações Euro-Atlânticas no Mestrado de Relações Internacionais na Universidade dos Açores entre 2000 e 2011. Convidado para inúmeros colóquios, seminários e conferências, publicou diversa obra sobre temáticas europeias e internacionais que constam da sua bibliografia. Colabora assiduamente em jornais, revistas e televisão e continua a investigar sobre questões europeias. A organização europeia é um dos núcleos mais densos do seu estudo e actividade.

Ler mais