Partilhar

Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940)

Extra Coleção

Leonor Pires Martins

Em Stock



Desconto: 20%
31,60 € 39,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro, sendo profusamente ilustrado, tem um risco. Ao disponibilizar num único volume uma grande quantidade de imagens sobre o império português, pode produzir um efeito semelhante àquele que exerceram as exposições coloniais no país através de um discurso visual que juntava aquilo que estava separado: dar realidade a uma ficção. Ou, neste caso, a produzir novas ficções – e, em particular, a de que a abundância de iconografia aqui reproduzida representa um interesse geral de documentação visual do império na sociedade portuguesa da época.
É verdade que no período de que aqui se trata foi criada, na imprensa, uma iconografia sobre o império suficiente para se produzir um livro. No entanto, vale a pena registar que o império – e toda a informação que circulava sobre ele – não inspirou cinema ou literatura relevantes. Do mesmo modo, se quiséssemos organizar uma exposição de arte com motivos coloniais também não encontraríamos materiais nobres suficientemente relevantes para se produzir esse evento. De resto, os próprios propagandistas e ideólogos do império comentavam com críticas e queixumes o evidente desinteresse dos artistas e escritores pelas questões do império. Poder-se-á dizer que o império de papel aqui referido foi-o sobretudo de papel de jornal e revista. Não chegou a ser sequer um império, de capa dura ou emoldurado – e muito menos de película.

Ler mais

Autor

Leonor Pires Martins

Antropóloga e tem feito investigação nas áreas da antropologia e da literatura comparada sobre as representações culturais do império colonial português. Recentemente, colaborou no livro “Portugal não é um País Pequeno” (Cotovia) e no “Diccionario de Relaciones Interculturales. Diversidad y Globalización” (Editorial Complutense), além de ter coeditado o livro “Europe in Black and White. Immigration, Race, and Identity in the ‘Old Continent” (Intellect Books). “Um Império de Papel” é o seu primeiro livro a título individual.

Ler mais