Partilhar

Desconto: 10%
17,01 € 18,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O LIVRO QUE LEVANTA O VÉU SOBRE A HISTÓRIA SILENCIADA DO MOVIMENTO NEGRO QUE A PARTIR DE 1911 JÁ COMBATIA O RACISMO EM PORTUGAL Poucas pessoas saberão que, entre 1911 e 1933, Lisboa foi palco de um movimento negro que combateu o racismo, exigiu direitos para as populações nos territórios colonizados e criticou sistematicamente, embora por vezes de forma ambivalente, o colonialismo, chegando mesmo a dialogar com formas de internacionalismo negro, como o pan-africanismo. Este livro, que resulta de um longo e aprofundado trabalho colectivo de pesquisa, percorre a vida desta geração, dos seus inúmeros jornais, organizações e activistas, até ao ponto em que a ascensão da ditadura, a perseguição política dos seus mais destacados militantes e as contradições internas selaram o seu destino. Os autores problematizam ainda o modo como raça, género e classe atravessaram o movimento e as relações políticas que estabeleceu com a diáspora negra no mundo e com a «Geração Cabral». Tribuna Negra levanta o véu sobre uma história silenciada, interpelando as gerações do presente e do futuro sobre a História Negra em Portugal.


Ler mais

Autor(es)

Cristina Roldão

Cristina Roldão é doutorada em Sociologia, investigadora do ISCTE-IUL e docente da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE/IPS). Tem participado activamente no debate académico e público sobre o racismo e a História Negra na sociedade portuguesa. É membro da comissão organizadora da 7.ª Conferência Internacional Afroeuropeans (Lisboa, 2019) e da coordenação do «Roteiro Antirracista» da ESE/IPS. É cronista do Público e foi membro dos Grupos de Trabalho sobre o Plano Nacional de Combate ao Racismo e sobre a recolha de dados étnico-raciais nos Censos 2021.

Ler mais

José Augusto Pereira

José Augusto Pereira é doutorando em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de História Contemporânea. O estudo em torno do colonialismo e dos movimentos de libertação nacional em África no século XX, com epicentro na Guiné-Bissau e em Cabo Verde, vem merecendo a sua atenção, assim como a história das organizações políticas negras e da luta contra o racismo em Portugal. Tem-se empenhado igualmente no activismo anti-racista.

Ler mais

Pedro Varela

Pedro Varela é antropólogo e doutorando do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Fez o mestrado em Antropologia no ISCTE-IUL e a licenciatura em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Entre a academia e os movimentos sociais, tem-se debruçado sobre periferia, agricultura urbana, circuitos musicais, racismo e história da luta anti-racista.

Ler mais