Partilhar

O Estado do Racismo em Portugal: Racismo Antinegro e Anticiganismo no Direito e nas Políticas Públicas

Silvia Rodríguez Maeso

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O debate sobre o racismo em Portugal está atrelado à reciclagem de mitologias que atualizam os legados do colonialismo e da escravização racial. As disputas em torno da intencionalidade e natureza de atos ou episódios — «será que é mesmo racismo?» —, das credenciais não racistas das pessoas brancas — «racista, eu?!, se tenho amigos negros» — ou da priorização dos problemas sociais submetidos a intervenção institucional — «a delinquência juvenil nos guetos africanos e ciganos» — exemplificam a sedimentação do racismo e de soluções políticas que não só impedem que o confrontemos como reproduzem os seus efeitos.

O Estado do Racismo em Portugal pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que protegem e reproduzem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos âmbitos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de proteção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial. Os textos procuram debater horizontes políticos antirracistas e libertadores.

Ler mais

Autor

Silvia Rodríguez Maeso

"Doutorada em Sociologia Política (Universidade do País Basco), é investigadora principal no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Leciona nos Programas de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies (CES/IIIUC) e Sociology of the State, Law and Justice (CES/FEUC). Atualmente coordena o projeto «POLITICS – A política do (anti)racismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas» (Conselho Europeu de Investigação, UE). O seu trabalho de investigação e de ensino dedica-se aos estudos críticos do (anti)racismo, à teoria crítica da raça e ao pensamento decolonial, com ênfase na análise da relação entre poder e produção de conhecimento, políticas públicas e discurso sociolegal. É coautora, com Marta Araújo, do livro Os Contornos do Eurocentrismo: Raça, história e textos políticos (Almedina, 2016; versão original em inglês, Lexington Books 2015). Tem publicado sobre (anti)racismo, anticiganismo, racismo antinegro, políticas públicas e direito nos contextos da UE, de Portugal e de Espanha. "

Ler mais