Partilhar

Tratado de Direito Civil XI - Contratos em Especial

Coleção Menezes Cordeiro

António Menezes Cordeiro

Em Stock



Desconto: 20%
67,92 € 84,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os contratos em especial constituem uma área menos aprofundada, no Direito civil. Todavia, eles são incontornáveis: seja por aplicação direta, seja através das formas mistas a que dão azo.
A compra e venda, nas suas múltiplas concretizações, traduz o grande modelo de negócio universal. A doação oferece, nos antípodas, a circulação gratuita de bens. A sociedade contém os núcleos básicos da cooperação e da organização privadas. A locação, finalmente, surge como o paradigma da utilização onerosa de bens alheios. Coloca, mormente no campo do arrendamento urbano, delicados temas de equilíbrio de interesses, sujeitos a reformas contínuas.
O Tratado de Direito civil oferece, aos estudiosos e ao público interessado, uma exposição crítica sobre esses quatro contratos básicos. Disponibiliza os recentes avanços comparatísticos e nacionais, apoiando-se em mais de oitocentas decisões dos nossos tribunais.

Ler mais

Autor

António Menezes Cordeiro

Professor catedrático e decano do grupo de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, regeu as cadeiras de Teoria do Direito, Direitos Reais, Direito das Obrigações, Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito Civil, Direito da Economia, Direito do Trabalho, Direito Bancário e Direito Comercial.

Na mesma instituição exerceu funções como presidente do Conselho Directivo (1989-1991); presidente do Conselho Científico (1998-2001); coordenador do Centro de Investigação de Direito Privado, desde 2014.

Sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, é subdirector da "Revista da Ordem dos Advogados", director-adjunto da revista "O Direito" e director da "Revista de Direito das Sociedades".

É sócio-fundador da sociedade de advogados António Menezes Cordeiro e Associados, Sociedade de Advogados.

Exerce advocacia desde 1980 e desde 1985 é jurisconsulto, com participação em mais de 2000 processos, sobretudo nas áreas civil, comercial, bancária, laboral, mobiliária e das sociedades. Participou como árbitro em cerca de 180 arbitragens nacionais e internacionais.

Ler mais