Partilhar

Touro como Nós - A Ciência da Vida e o Espetáculo da Dor

Luís M. Vicente

Em Stock


Desconto: 10%
14,94 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Bravos: são os touros. Incarnação da coragem, da bravura, da força. Brava é também a festa desse nome, celebração de cultura ou tradição.

Bravos: assim temos por costume designar os touros. Incarnação da coragem, da bravura, da força. Brava é também a festa desse nome, celebração de cultura ou tradição.

Ou será mesmo assim?

Que bravura tem realmente cada animal - homem e touro - que faz esta dita festa?

As tradições profundamente enraizadas, em diversas zonas do nosso país e do sul da Europa, fazem com que seja difícil encarar esta prática com objetividade e distanciamento. Luís Vicente, professor universitário e investigador integrado no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, traz ao debate uma muito necessária perspetiva. Escreve este ensaio em co-autoria com Ngombe, um touro, e explica a festa brava de um ponto de vista biológico e cultural. Para o fazer, parte de uma fascinante exposição da consciência animal e da própria constituição daquilo a que chamamos vida, com considerações esclarecedoras mas sempre desafiantes sobre a natureza da senciência, do prazer e da dor, da perceção do mundo e do comportamento animal - tanto humano como não-humano.

Um ensaio indispensável não só para compreender o que realmente envolve esta tradição, como também para refletir acerca da vida na Terra e dos nossos deveres e direitos enquanto animais autodenominados racionais.



Ler mais

Autor

Luís M. Vicente

Luís M. Vicente é biólogo, professor universitário e investigador. É licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, doutorado em Evolução e Agregado na mesma instituição. Tem leccionado Comportamento Animal, Ecologia, Evolução, Bioética e História do Pensamento Biológico em várias instituições universitárias em Portugal e no estrangeiro. Foi investigador do projecto mundial das Nações Unidas, Millennium Ecosystem Assessment e coordenou o mesmo em Portugal. Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Etologia, e da Associação Portuguesa de Primatologia, é membro da International Primatological Society. No domínio científico tem cerca de uma centena de artigos publicados em revistas internacionais, bem como capítulos de livros de edição mundial sobre Ecologia e Comportamento Animal.

Ler mais