Partilhar

Terror ao Pequeno-Almoço - A Gestão que Preferia não Conhecer

Extra Coleção

José Manuel Fonseca, João Vieira da Cunha, Rui Grilo

Em Stock


Prefácio de Camilo Lourenço


Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O terror funciona. Basta ler as biografias dos líderes mais admirados. Steve Jobs, Jack Welch, Henry Ford e muitos outros sabiam que o medo funciona, e funciona muito bem. Não é preciso estar em crise.
Mas a crise ajuda: o desemprego galopante, o pessimismo face ao futuro e a vulnerabilidade económica colocam-nos à mercê de quem não olha a meios para atingir os fins que pretende e daqueles que encontram neste momento difícil a oportunidade para reforçarem a sua posição. É uma época de ouro para os tiranetes que conseguem chegar a posições de liderança, porque para obter resultados só é preciso intimidar e impor objetivos a qualquer preço.
Mas não tem que ser assim. Falar sobre técnicas de gestão não tem que se limitar à discussão de formas de controlo, tal como o estudo da liderança não tem que se esgotar na história de vida (mais ou menos fantasiada) do gestor que estiver mais na moda.
É uma escolha e cada um de nós faz no trabalho quando lidera alguém ou reage às ações de quem nos lidera.
Escrevemos este livro para que você rejeite o terror como ferramenta de liderança. Mas em vez de elogiar as práticas de gestão mais positivas, este livro faz o contrário. Põe o leitor frente a frente com todas as práticas de gestão que preferia não conhecer, para o ajudar a encontrar uma prática de gestão na qual se possa reconhecer.
Escrevemos este livro para lhe mostrar que o passo mais importante para rejeitar o terror é comprometer-se com as pessoas em vez de se comprometer com os números.

Ler mais

Autor(es)

José Manuel Fonseca

Docente universitário em Portugal e na Suécia, com diversos livros publicados na área da Teoria da Complexidade, é consultor internacional nos domínios da Inovação e da Comunicação. Trabalhou como consultor e administrador de empresas em alguns países europeus e diversos sectores da indústria e dos serviços, esteve ligado ao projeto do The Lisbon MBA e actualmente dirige cursos de executivos na Universidade Europeia da Laureate International Universities. É doutorado em Gestão pela Universidade de Hertfordshire.

Ler mais

João Vieira da Cunha

Professor na Universidade Europeia em Lisboa e professor visitante na Universidade de Aahrus, na Dinamarca. É doutorado em Gestão pela Sloan School of Management do MIT e Mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA. A sua investigação procura descobrir como é que as empresas podem tirar partido da desobediência dos gestores e dos colaboradores. Tem publicado nas principais revistas científicas internacionais na área da gestão e colabora regularmente na imprensa. A sua investigação tem ganho vários prémios internacionais de organizações como a Academy of Management e a System Dynamics Society. Os seus clientes de consultoria e formação de executivos incluem o Banco de Portugal, o Ministério da Saúde, a Novabase e o Barclays Bank.

Ler mais

Rui Grilo

Gestor, doutorado em mudança organizacional pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, tem dividido a sua carreira entre o sector público e o privado. Foi coordenador adjunto do Plano Tecnológico, director do portal SAPO.pt e coordenador de projectos web do Grupo PT, onde também pertenceu à direção de estratégia e desenvolvimento de negócios. Anteriormente, chefiou o gabinete do Ministro da Presidência e das Finanças e pertenceu aos gabinetes do Primeiro-Ministro e do Secretário de Estado da Juventude. Atualmente, exerce as funções de diretor para a educação na Microsoft em Portugal.

Ler mais