Partilhar

Terror ao Pequeno Almoço

José Manuel Fonseca, João Vieira da Cunha, Rui Grilo


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais




Desconto: 10%
12,59 € 13,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A gestão de empresas toca a vida de quase todas as pessoas. Porque estas gerem ou porque sofrem os efeitos das decisões de quem gere. As ideias que damos por adquiridas na gestão afetam-nos quando trabalhamos numa organização, quando corremos o risco de ser despedidos por causa de misteriosos indicadores financeiros ou quando precisamos das empresas como consumidores dos seus produtos e serviços. Acreditamos que vale a pena explorar a forma como todos nós interagimos uns com os outros quando trabalhamos numa organização. Dessa forma, poderemos chegar mais perto da realidade da gestão, levando a sério as nossas próprias experiências profissionais e refletindo sobre essas experiências. Gerir provoca ansiedade, confronta-nos com as nossas responsabilidades, as nossas dúvidas e as nossas incertezas. Ser competente ou incompetente não é indolor, é algo extremamente importante para a nossa auto-estima e até para a nossa identidade enquanto pessoas. Gerir faz-nos depender dos outros, de todas as pessoas com quem trabalhamos, e isso, muitas vezes, assusta. Talvez seja por isso que tendemos a simplificar o que é complexo, procurando receitas simples e modelos a seguir. Mas conseguiremos gerir melhor se não nos questionarmos sobre o que fazemos e porque o fazemos? Pensamos que não. É para isso que serve este livro. Para questionar a ideologia de que os fins justificam os meios. Para mostrar que confiar excessivamente nos números pode produzir precisamente o oposto do que se pretende. Para demonstrar que nada substitui a criatividade humana. E para lembrar a todos os gestores que, acima de tudo, são pessoas e que o seu trabalho é fazer sobressair o que há de melhor em outras pessoas. É verdade que a intimidação, o medo ou as ameaças produzem resultados, pelo menos durante algum tempo. Como o João Vieira da Cunha escreveu numa destas crónicas, o terror é tão eficaz nas organizações como fora delas. Mas será que a sua eficácia pode alguma vez justificar a sua utilização?

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor(es)

José Manuel Fonseca

Docente universitário em Portugal e na Suécia, com diversos livros publicados na área da Teoria da Complexidade, é consultor internacional nos domínios da Inovação e da Comunicação. Trabalhou como consultor e administrador de empresas em alguns países europeus e diversos sectores da indústria e dos serviços, esteve ligado ao projeto do The Lisbon MBA e actualmente dirige cursos de executivos na Universidade Europeia da Laureate International Universities. É doutorado em Gestão pela Universidade de Hertfordshire.

Ler mais

João Vieira da Cunha

Professor na Universidade Europeia em Lisboa e professor visitante na Universidade de Aahrus, na Dinamarca. É doutorado em Gestão pela Sloan School of Management do MIT e Mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA. A sua investigação procura descobrir como é que as empresas podem tirar partido da desobediência dos gestores e dos colaboradores. Tem publicado nas principais revistas científicas internacionais na área da gestão e colabora regularmente na imprensa. A sua investigação tem ganho vários prémios internacionais de organizações como a Academy of Management e a System Dynamics Society. Os seus clientes de consultoria e formação de executivos incluem o Banco de Portugal, o Ministério da Saúde, a Novabase e o Barclays Bank.

Ler mais

Rui Grilo

Gestor, doutorado em mudança organizacional pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, tem dividido a sua carreira entre o sector público e o privado. Foi coordenador adjunto do Plano Tecnológico, director do portal SAPO.pt e coordenador de projectos web do Grupo PT, onde também pertenceu à direção de estratégia e desenvolvimento de negócios. Anteriormente, chefiou o gabinete do Ministro da Presidência e das Finanças e pertenceu aos gabinetes do Primeiro-Ministro e do Secretário de Estado da Juventude. Atualmente, exerce as funções de diretor para a educação na Microsoft em Portugal.

Ler mais