Partilhar

Desconto: 20%
11,52 € 14,39 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os três principais discursos do Papa Francisco sobre a injustiça social e económica.
Um documento fundamental do nosso tempo.

Os três discursos do Papa Francisco reunidos neste livro dirigem-se aos excluídos da Terra do novo milénio. Proferidos em Roma e na América do Sul entre 2014 e 2016 para uma plateia de representantes de movimentos sociais de todo o mundo, assinalam o lançamento de um projeto ambicioso do Vaticano que pretende reunir as mais variadas experiências internacionais de luta centrada no programa dos três «T» (em espanhol, «tierra, techo, trabajo», «terra, casa, trabalho»).
Há os que falam de uma nova Rerum Novarum e os que torcem o nariz ao pontífice «antiglobalização», que ataca em termos inequívocos o neoliberalismo mundial: mas para julgar é importante conhecer, e com este livro queremos chamar a atenção do leitor para as palavras proferidas pelo Papa em toda a sua simplicidade e radicalidade.
Completam a obra uma entrevista com Juan Grabois, da Confederação de Trabalhadores da Economia Popular, um posfácio do coordenador Alessandro Santagata, que analisa o primeiro ciclo de Encontros Mundiais dos Movimentos Populares e a evolução do pensamento político de Bergoglio, e uma introdução de Gianni La Bella.

Ler mais

Autor

Papa Francisco

Nasceu em Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936. É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história. Filho de imigrantes italianos, que lhe deram o nome de Jorge Mario Bergoglio, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em 1958, tendo sido ordenado em 1969. Tornou-se bispo auxiliar em 1992 e Arcebispo em 28 de fevereiro de 1998, sempre na diocese da sua cidade natal, foi proclamado Cardeal-presbítero pelo Papa João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro 2001 e participou no conclave que elegeu Bento XVI como Sumo Pontífice. Após a renúncia deste, foi eleito seu sucessor em 13 de março de 2013, tomando o nome de Francisco e e assumindo desde logo um novo compromisso de fé e de renovação social, com uma Igreja mais humilde.

Entre os seus livros publicados em Portugal destacam-se Oração: Um Diálogo com Deus (2021), Na Alegria (2020), Bom Ano (2019) e O Diabo Existe (2019).

Ler mais