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Teatro (In)Completo. Volume 1

azulcobalto

Carlos J. Pessoa

Em Stock



Desconto: 20%
12,79 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Depois de em 2018 ter publicado na Companhia das Ilhas Três Textos Excêntricos, Carlos J. Pessoa (Teatro da garagem) volta à editora com o primeiro volume do seu teatro (in)completo. Nas suas palavras: «No meu debate com a violência, resultam peças de teatro, palcos de conflitos, o lamber de feridas e o retomar dos princípios, de liberdade e democracia (hoje em dia, nunca é demais relembrar o que parece óbvio), em que se funda a boa vontade e o entendimento entre as pessoas. Os enredos são indirectos e intersectados, histórias dentro de histórias, hiper-histórias; os assuntos múltiplos, concatenados ou não, evanescentes; o estilo resume-se em diversão, toca-e-foge, denso e quotidiano, filosofia e conversa de táxi. Há nestas peças de teatro, uma grande liberdade, uma auto-suficiência balançada por auto-crítica, uma autoria que se desautoriza, como se só assim fosse razoável o exercício de escrita/encenação. A própria ideia de uma escrita com reticências para o palco, uma escrita incompleta, que se assume assim, decorre dessa ética indissociável da estética, como se o palco fosse a moldura passível de julgar as palavras. E nesse julgamento, o julgamento de mim próprio, sim, mas sobretudo a possibilidade de um processo de conhecimento. Auto-conhecimento, inter-conhecimento, nascer com o mundo e com os outros, nascer com o paradoxo. Cada peça de teatro é um sopro de vida, a hipótese que me acusa, condena, mas também me reabilita. E na reabilitação estão as achas de um novo incêndio.»

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Autor

Carlos J. Pessoa

Nasceu em Lisboa, em 1966.

Encenador e dramaturgo, é docente da Licenciatura em Teatro da ESTC e coordenador pedagógico-artístico do Mestrado em Teatro, especialização em Encenação, da mesma escola. Foi Director do Departamento de Teatro da ESTC entre 2004 e 2010 e Presidente da mesma instituição em 2011. Tem o título de Especialista em Teatro – Encenação, atribuído pelo IPL. Fez a pós-graduação e o curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, Variante Comunicação e Artes, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. É co-fundador e Director Artístico do Teatro da Garagem. Desde 1989, foi o autor e encenador da quase totalidade dos 100 espectáculos que a companhia apresentou. Tem publicadas e traduzidas diversas peças de teatro, artigos e textos críticos. O seu trabalho artístico recebeu vários prémios a nível nacional e internacional. Em 1992 recebeu uma Menção Honrosa do prémio Madalena de Azeredo Perdigão, pela encenação de A Cidade de Fausto; em 1993 recebeu o prémio Texto de Teatro do Teatro na Década do Clube Português de Artes e Ideias, pela peça Café Magnético; em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio CyberKyoske99 – Género Drama, pela peça Desertos – evento didáctico seguido de um poema grátis; em 2003, recebeu uma Menção Especial, pelo o espectáculo Circo, pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro; em 2009 foi-lhe atribuído o Prémio Melhor Texto Original Português do Guia dos Teatros pelo texto On the Road, ou a hora do arco-íris; em 2014, o texto Finge, de sua autoria, foi nomeado na Categoria de Teatro – Melhor Texto Português Representado, para o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores; em 2016, o texto Para uma encenação de Hamlet, de Jorge Listopad, na adaptação e encenação de Carlos J. Pessoa, obteve o Prémio Autores na Categoria de Teatro – Melhor Texto Português Representado atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores; em 2016, o texto de sua autoria Ela Diz foi seleccionado pela Rede Europeia de Tradução Teatral – EURODRAM; 2018, o espectáculo Black Stars, com texto e encenação de Carlos J. Pessoa, recebeu a distinção de Menção Honrosa – Prémio do Júri no Prémio Internacional Il Teatro Nudo di Teresa Pomodoro [Júri Internacional composto por: Peter Stein, Eugenio Barba, Lluís Pasqual, Tadashi Suzuki, Lev Dodin, Stathis Livatinos, Ludovic Lagarde, Ruth Heynen, Enzo Moscato e Oskaras Korsunovas].

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