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A Acção e o Poder na Drama Contemporâneo

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Jorge Palinhos

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Sinopse

Nas últimas décadas assistiu-se a uma emancipação da cena em relação ao texto dramático, no sentido em que o teatro e as artes performativas deixaram de depender de um texto pré-existente e descobriram múltiplas fontes de criação e apresentação, que já não dependem da literatura e da construção textual, e geram obras performativas de uma enorme diversidade.

Este livro apresenta um novo modelo de análise e construção dramatúrgica, assente no elemento fundamental de todas as artes performativas e narrativas: a acção. Partindo de uma investigação profunda a teorias filosóficas da ação, do discurso e do teatro, de autoria de Michel Foucault, Paul Ricoeur, Gilles Deleuze, Raymond Williams, Kenneth Burke e Alice Rayner, entre outros, é proposta um método de análise da dramaturgia de um espectáculo ou obra dramática com base na estrutura das acções e na relação que estas estabelecem entre si, com o discurso e com o respectivo contexto. Este método não só constitui uma excelente ferramenta de reflexão para criadores cénicos, como é ilustrado por exemplos de aplicação prática de análise a obras performativas de autores emblemáticos portugueses e brasileiros das últimas duas décadas, que permitem compreender a sua aplicação prática, bem como identificar algumas das características culturais e estéticas mais vincadas do teatro contemporâneo.


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Autor

Jorge Palinhos

Jorge Palinhos é escritor, dramaturgo e docente universitário, e peças suas já foram apresentadas ou editadas em Portugal, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Países Baixos, República Checa, Suíça e Sérvia, em espaços como o Teatro Nacional São João, o Centro Cultural de Belém, o Teatro Meridional, o Teatro Municipal Rivoli e Teatro Municipal Campo Alegre, o Teatro Beursschouwburg, em Bruxelas, o Teatro Schaubühne, em Berlim, o Graham Institute, de Chicago, o SESC de São Paulo, La Comédie de Reims, CDN Orléans, o Teatro Nanterre-Amandiers, em Paris, etc.

É autor da peça Auto da Razão, galardoada com o Prémio Miguel Rovisco 2003 entregue pelo INATEL, e da peça Antes da Meia-Noite, galardoada com o Prémio Manuel-Deniz Jacinto 2007. Recentemente publicou “Parking”, na Companhia das Ilhas, “Uma Campa é um buraco difícil de tapar”, na Imprensa da Universidade de Coimbra, e “Day Time”, pela Húmus. Colabora regularmente com o jornal Público e a revista Bang.

Tem lecionado em vários cursos de artes performativas e de escrita para o digital. Enquanto investigador, tem-se dedicado a investigar o cruzamento de narrativa, espaço e ferramentas digitais.

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